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Artigo

10 Conselhos para uma boa noite de sono

   

5mins
para ler Nov 9, 2017

O estresse, a revolução dos hormônios e a barriga crescendo: todos esses fatores podem causar insônia, fazer acordar no meio da noite, ter sonhos agitados e pesadelos durante a noite, levando ao cansaço e sonolência durante o dia. Para resolver esses problemas, estou atenta ao que o meu corpo me diz.

Durante a gravidez, o padrão e a qualidade do sono são modificados. O primeiro trimestre, pelo efeito dos hormônios, geralmente é marcado por um grande cansaço, provocando à futura mamãe o desejo de continuar dormindo durante o dia. No segundo trimestre, as coisas tendem a recuperar o seu ritmo. No entanto, o terceiro trimestre é assinalado por insônias e noites agitadas. Felizmente, existem algumas soluções simples para voltar a dormir como um bebê:

1. Relaxe! Os problemas de sono, com frequência, estão relacionados à ansiedade, que aumenta à medida que o nascimento do bebê se aproxima. Não hesite em falar disso com o seu médico ou enfermeira – eles podem tranquilizá-la. Alguns cursos de preparação para o parto podem ajudá-la a entender melhor a sua gravidez e irão ensiná-la a escutar o seu corpo.
 

2. Por que não praticar alguma atividade física suave como a yoga? Os problemas de sono estão frequentemente relacionados à falta de atividade. Além disso, também vão ajudar a relaxar.
 

3. A partir do terceiro trimestre, você deve dormir de lado, de preferência para o seu lado esquerdo. Com a barriga grande e redonda, essa é a posição mais confortável, pois dessa forma não pressiona a veia cava que está à direita do útero.
 

4. Faça refeições leves que sejam fáceis de digerir. Evite alimentos ricos em gordura.
 

5. Evite as bebidas estimulantes, como café e chá, principalmente depois das 16h ou 17h. Em vez disso, prefira infusões calmantes, como a camomila, ou talvez um pouco de leite morno.
 

6. Não comece a arrumar a casa antes de ir para a cama, pois isso pode deixar você agitada. Dedique-se a atividades calmas e relaxantes, como um banho, massagens, leitura ou um passeio no jardim ou na rua, se lhe fizer bem. Encontrar a sua atividade preferida é muito pessoal. Evite relaxar em frente da TV, pois vai deixar você sonolenta e afetar a sua digestão.
 

7. Assegure-se de que o seu quarto esteja arrumado e arejado, pois isso irá ajudá-la a dormir melhor.
 

8. Acostume-se a ir para a cama sempre na mesma hora. É essencial dar tempo ao seu corpo para se recuperar.
 

9. Durante o dia, se possível, não hesite em tirar uma pequena soneca de cerca de 15 minutos. Não se preocupe, isso não a impedirá de dormir à noite.
 

10. Se essas soluções não funcionarem, fale com o seu médico, pois ele pode prescrever calmantes naturais à base de plantas.