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DICAS PARA DORMIR MELHOR NA GRAVIDEZ

10 dicas para dormir melhor na gravidez

O estresse, as alterações hormonais e a barriga crescendo: todos esses fatores podem causar insônia, sonos agitados e pesadelos durante a noite, que podem acordá-la levando ao cansaço e sonolência durante o dia. Para resolver esse problema, fique atenta ao que o seu corpo diz!

Quinta-feira, Novembro 9th, 2017

Durante a gravidez, o padrão e a qualidade do sono são modificados. O primeiro trimestre, pelo efeito dos hormônios, geralmente, é marcado por um grande cansaço, provocando à futura mamãe o desejo de continuar a dormir durante o dia. No segundo trimestre, as coisas tendem a recuperar o seu ritmo. No entanto, o terceiro trimestre é caracterizado por insônias e noites agitadas. Felizmente, existem algumas dicas simples para voltar a dormir como um bebê:

1. Evite ansiedade na gravidez.
Relaxe! Os problemas de sono estão com frequência relacionados com ansiedade, que aumenta à medida que o nascimento do bebê se aproxima. Não hesite em falar sobre esse assunto com o seu médico, ele pode tranquilizá-la. Alguns cursos de preparação para o parto podem ajudá-la a entender melhor a sua gravidez e vão ensiná-la a escutar o seu corpo.

 

2. Faça exercícios físicos.
Por que não praticar alguma atividade física suave durante a gravidez, como a yoga? Os problemas de sono estão frequentemente relacionados à falta de atividade. Além disso, também vão ajudar a relaxar.

 

3. Durma de lado na gravidez.
A partir do terceiro trimestre da gestação, recomenda-se dormir de lado, de preferência para o seu lado esquerdo. Com a barriga grande e redonda, essa é a posição mais confortável, pois desta forma não pressiona a veia cava que está à direita do útero.

 

4. Refeições leves.
Faça refeições leves e que sejam fáceis de digerir. Evite alimentos pesados ou ricos em gordura, eles prejudicam o sono durante a gravidez.

 

5. Evite bebidas estimulantes como o café.
Evite as bebidas estimulantes como o café e o chá, especialmente depois das 16h ou 17h. Em vez disso, prefira infusões calmantes, como a camomila ou, talvez, um pouco de leite morno.

 

6. Faça atividades relaxantes.
Não comece a arrumar a casa antes de ir para a cama, isso pode deixá-la agitada! Dedique-se a atividades calmas e relaxantes, como um banho, massagens, leitura ou um passeio no jardim ou na rua, se lhe fizer bem. Encontrar a sua atividade preferida é muito pessoal. Evite relaxar em frente à TV: vai ficar sonolenta e afetar a sua digestão.

 

7. Organize o quarto.

Assegure que o seu quarto esteja arrumado e arejado, pois isso irá ajudá-la a dormir melhor!

 

8. Escolha um horário para dormir.
Acostume-se a ir para a cama na mesma hora. É essencial dar tempo ao seu corpo para se recuperar.

 

9. Descanse um pouco durante o dia.

Durante o dia, se possível, não hesite em fazer uma pequena soneca de cerca de 15 minutos. Não se preocupe – isso não a impedirá de dormir à noite!

 

10. Consulte seu médico.
Se essas soluções não funcionarem, fale com o seu médico: ele pode prescrever algum calmante natural à base de plantas, que não prejudicam o seu bebê.

 

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