Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
17 semanas de gravidez

17 semanas de gravidez

(0 comentário)

Seu filho pesa cerca de 150 gramas agora, e a cada dia fica mais parecido com uma criança “de verdade”. Saiba mais sobre essa semana. 

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto 
Surgem muitas novidades na décima sétima semana de gravidez. O desenvolvimento neuronal do feto prossegue, bem como o amadurecimento do sistema nervoso. A pele é, todavia, muito fina e bastante transparente, por isso os pequenos vasos sanguíneos estão visíveis. Os corpúsculos do tato continuarão a surgir em todo o corpo até a vigésima semana de gravidez. As fibras nervosas da medula espinhal começam a ficar envolvidas em mielina, cobertura isolante feita de uma substância rica em lipídios que permite boa condução nervosa. Os intestinos continuam a desenvolver-se e já estão em seu lugar definitivo no abdômen. Tudo está como deve ser. 

Mudanças no corpo 
Cerre bem os dentes: ainda há muitas mulheres mais velhas que contam histórias de grávidas cujos dentes caíram. Temos boas notícias: isso é absolutamente falso! No caso de algumas mulheres, a barriga de gravidez já é visível nessa altura. Se você era muito magra ou teve filho antes, é mais provável que já se note. Há mulheres, porém, das quais ninguém diria que esperam um filho. É durante a décima sétima semana de gravidez que começa a ficar difícil fechar as calças e as saias à medida que a cintura desaparece. Nem todas as mulheres, obviamente, ficam felizes com essas mudanças. A melhor maneira de lidar com isso é manter-se em forma (com a aprovação do médico), sobretudo porque os exercícios ajudarão você a recuperar a silhueta mais rapidamente depois do parto. 

O que comer e o que não comer 
As gorduras e os ácidos graxos essenciais são, como o nome indica, essenciais à dieta das grávidas. Há, contudo, aquelas que talvez não consumam o suficiente. Temos alguns conselhos práticos sobre a ingestão de gorduras: em primeiro lugar, utilize poucas gorduras quando cozinhar. Use apenas o azeite suficiente para untar a frigideira (como regra geral, basta uma colher). Explore formas diferentes de cozinhar, como vapor e forno, o que a ajudará a controlar melhor o consumo de gorduras. Além disso, prefira azeites extravirgens de boa qualidade para temperar as saladas. Alguns são fontes insubstituíveis de ácidos graxos essenciais, como o de canola e o de nozes. Uma colher por pessoa é a regra de ouro! 


Conselhos às grávidas 
Hoje em dia os adoçantes artificiais estão sob suspeita. Alguns estudos apontam efeitos adversos sobre a saúde, e isso vale mais especificamente durante o período de gravidez. É certo, porém, que não há provas de que esses produtos – desde que usados com moderação, é óbvio – sejam prejudiciais à saúde das grávidas ou do feto. Mas, desde que não existam problemas de excesso de peso nem de diabetes, o melhor é consumir açúcar com moderação quando quiser adoçar um iogurte, um copo de leite. Se você optar pelo uso de algum adoçante, será melhor consultar seu médico. 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.