CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
18 semanas de gravidez

18 semanas de gravidez

Você já alcançou 18 semanas de gravidez, e está em curso o desenvolvimento de grande número de fatos importantes nessa etapa: da multiplicação das células nervosas à formação das impressões digitais!

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto. 
Parece incrível, mas na 18ª semana de gravidez o feto já tem de 12 a 14 bilhões de terminações de células nervosas, e isso é muita coisa. O coração está agora suficientemente grande e com um simples estetoscópio sobre o estômago você já consegue ouvir os batimentos cardíacos. Os músculos também se tornam mais fortes e os movimentos são mais vigorosos; você provavelmente perceberá a “dança” do feto (caso isso ainda não tenha acontecido, em breve você sentirá). Tudo depende do temperamento da criança. As mãos estão igualmente em desenvolvimento: aparecem as unhas, diminutas, e as impressões digitais começam a se formar. 

 

Mudanças no corpo. 
É uma sensação única acariciar a barriga e saber que um bebê cresce lá dentro. É incrível quando você se imagina interagindo com esse pequeno ser, pensando como será o sorriso, o rostinho dele, não é mesmo? Talvez você já saiba o sexo ou talvez prefira esperar o momento do nascimento. De qualquer forma, está quase na hora da segunda ultrassonografia. Desta vez, o médico poderá verificar se a criança se desenvolve de forma saudável e, além disso, constatar se é menino ou menina. Caso deseje saber o sexo, mas isso ainda não for possível, não se chateie. É necessário que o feto esteja na posição correta, caso contrário nem mesmo o ginecologista mais experiente conseguirá perceber esse detalhe.

 

O que comer e o que não comer. 
A gravidez causa mudanças no corpo e isso, infelizmente, pode interferir nos movimentos intestinais normais. Mas seguir uma dieta rica em fibras pode ajudar. As verduras frescas ou cozidas, as frutas e uma grande quantidade de grãos integrais podem fazer maravilhas. Tenha, porém, cuidado com farelo ou com pão integral caso não esteja acostumada com eles porque, consumidos em excesso, podem irritar os intestinos. Beba líquido suficiente (2 litros por dia) para se hidratar e facilitar o trânsito intestinal. Comece o dia com um copo de água ou de suco de laranja ou de nectarina fresca com a polpa. Deixe algumas ameixas pretas de molho durante a noite para que amoleçam e acrescente-as ao iogurte no café da manhã. São laxantes naturais e seguros que não irritam e podem ajudar a acelerar o trânsito de seus intestinos. Se, apesar desses pequenos conselhos, não sentir melhora, consulte seu médico. O que é ainda mais importante: não tome laxantes sem receita e orientação médica. 

 

Conselhos às grávidas. 
Você deve consumir grande quantidade de alimentos ricos em cálcio para fortalecer seus ossos e os da criança. Mas o que fazer no caso de intolerância à lactose? Você apenas precisa ser mais criativa para atender às suas necessidades de cálcio. Há um grande número de pessoas que têm intolerância à lactose, mas podem continuar a consumir queijo ou iogurte (a lactose é eliminada em grande parte durante a fabricação, metabolizada pelas “boas” bactérias lácticas da fermentação). Você pode também tomar leite de baixo teor de lactose. Além dos laticínios, as verduras de folhas escuras (inclusive as “verduras do mar”, as algas) e os feijões secos são também grande fonte de cálcio. Lembre-se: fale com seu médico sobre a dieta mais adequada durante a gravidez. 

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.