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19 semanas de gravidez

19 semanas de gravidez

Seu filho já pesa cerca de 335 gramas. Ponha uma laranja grande na sua mão e você terá uma ideia do peso dele! Saiba mais sobre a décima nona semana de gravidez. 

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto 
Você já está na semana 19 de gravidez, o feto cresce muito e, ainda que extremamente ativo, também dorme muito, até 20 horas por dia. Não segue seu horário e talvez a desperte à noite, mexendo-se sem parar. Nesse caso, acaricie suavemente a barriga e fale com ele: isso vai acalmá-lo e talvez os dois consigam voltar a dormir. Como a criança ainda não é muito grande, há bastante espaço para mexer braços e pernas, dar pontapés, pedalar, virar-se e fazer inúmeras piruetas. Para mudar de posição, o feto pressiona os pés contra a parede do útero. Por isso, às vezes você consegue ver um montinho na barriga. Acaricie esse montinho para que a criança saiba que você está ali! 

Mudanças no corpo 
Ainda que o corpo faça seu trabalho quase em modo de piloto automático, existem algumas coisas das quais você própria deve ocupar-se. Se ainda não o fez, fale com o ginecologista na próxima consulta sobre a forma e o local onde deseja dar à luz. Se você quer ter seu filho num hospital, ele poderá recomendar algum. Os hospitais fornecem informações aos futuros pais para que possam ter a própria impressão do lugar. Isso vai ajudá-los a tomar uma decisão. 

O que comer e o que não comer 
Carne ou peixe? Se não tiver problemas de peso, você poderá comer praticamente qualquer coisa. Certifique-se de que a dieta é variada e equilibrada e desfrute a comida (desde que saiba que é permitido consumir esses alimentos durante a gravidez). Se você tiver de controlar o peso, escolha carnes magras, como coelho, frango sem pele e peças magras de carne vermelha, como bifes. Caso goste de peixe, consuma-o sem problemas, mesmo que seja gordo. Essas gorduras são essenciais ao desenvolvimento do cérebro do feto. Como já mencionamos, é importante consumir diversos tipos de peixe. Os pequenos, como sardinha e cavala, têm menos mercúrio que os peixes grandes, como salmão ou atum. É tudo uma questão de quantidade: o total de 120 a 150 gramas por dia é proteína animal suficiente para atender a suas necessidades. 

Conselhos às grávidas 
Parabéns! Você atingiu 19 semanas de gravidez, ou seja, chegou à metade. Pode sentir-se muito orgulhosa! Afinal de contas, conseguiu alguma coisa impressionante. À semelhança de todas as futuras mães, você tem, naturalmente, inúmeras perguntas sem resposta, e uma delas é “O que acontece a partir de agora?” Um conselho às grávidas é frequentar um curso pré-natal. O conhecimento do que se passa elimina em grande parte as incertezas, e a conversa com outros futuros pais também pode ser particularmente útil. 

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