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19 semanas de gravidez

19 semanas de gravidez

Seu filho já pesa cerca de 335 gramas. Ponha uma laranja grande na sua mão e você terá uma ideia do peso do seu bebê!

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto. 
Você já está na 19ª semana de gravidez. O feto cresce muito e, ainda que extremamente ativo, também dorme muito: até 20 horas por dia. Ele não segue seu horário e talvez a desperte a noite, se mexendo sem parar. Nesse caso, acaricie suavemente a barriga e fale com ele: isso vai acalmá-lo e talvez os dois consigam voltar a dormir. Como o bebê ainda não é muito grande, há bastante espaço para mexer braços e pernas, dar pontapés, pedalar, se virar e fazer inúmeras piruetas. Para mudar de posição, o feto pressiona os pés contra a parede do útero. Por isso, às vezes você consegue ver um montinho na barriga. Acaricie esse montinho para que o bebê saiba que você está ali! 

 

Mudanças no corpo. 
Ainda que o corpo faça seu trabalho quase em modo de piloto automático, existem algumas coisas das quais você mesma deve se ocupar. Se ainda não o fez, na próxima consulta, fale com seu ginecologista sobre a forma e o local onde deseja dar à luz. Ele poderá recomendar maternidades que fornecem informações aos futuros pais, para que possam ter a própria impressão do lugar. Isso vai ajudá-los a tomar a melhor decisão. 

 

O que comer e o que não comer. 
Carne ou peixe? Se não tiver problemas de peso, você poderá comer praticamente tudo! Certifique-se de que a dieta é variada e equilibrada e desfrute a comida (desde que saiba que é permitido consumir esses alimentos durante a gravidez). Caso precise controlar o peso, escolha carnes magras: coelho, frango sem pele e peças magras de carne vermelha, como bifes. Caso goste de peixe, consuma-o sem problemas, mesmo que seja gordo. Essas gorduras são essenciais ao desenvolvimento do cérebro do feto. Como já mencionamos, é importante consumir diversos tipos de peixe. Os pequenos, como sardinha e cavala, têm menos mercúrio que os peixes grandes, como salmão ou atum. É tudo uma questão de quantidade: o total de 120 a 150 gramas por dia de proteína animal é suficiente para atender às suas necessidades. 

 

Conselhos às grávidas 
Parabéns! Você atingiu 19 semanas de gravidez, ou seja, chegou à metade do caminho. Sinta-se muito orgulhosa! À semelhança de todas as futuras mães, você tem, naturalmente, inúmeras perguntas sem resposta, e uma delas é “O que acontece a partir de agora?” Um conselho às grávidas é frequentar um curso pré-natal: tomar conhecimento sobre tudo o que irá acontecer daqui em diante elimina em grande parte as incertezas, e a conversa com outros futuros pais também pode ser particularmente útil. 

 

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