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Artigo

19 semanas de gravidez

Seu filho já pesa cerca de 335 gramas. Ponha uma laranja grande na sua mão e você terá uma ideia do peso do seu bebê!

3mins
para ler Fev 5, 2019

Desenvolvimento do feto na 19ª semana de gravidez

Você já está na 19ª semana de gravidez. O feto cresce muito e, ainda que extremamente ativo, também dorme muito: até 20 horas por dia. Ele não segue seu horário e talvez a desperte a noite, se mexendo sem parar. Nesse caso, acaricie suavemente a barriga e fale com ele: isso vai acalmá-lo e talvez os dois consigam voltar a dormir. Como o bebê ainda não é muito grande, há bastante espaço para mexer braços e pernas, dar pontapés, pedalar, se virar e fazer inúmeras piruetas. Para mudar de posição, o feto pressiona os pés contra a parede do útero. Por isso, às vezes você consegue ver um montinho na barriga. Acaricie esse montinho para que o bebê saiba que você está ali!

Mudanças no corpo na 19ª semana de gravidez

Ainda que o corpo faça seu trabalho quase em modo de piloto automático, existem algumas coisas das quais você mesma deve se ocupar. Se ainda não o fez, na próxima consulta, fale com seu ginecologista sobre a forma e o local onde deseja dar à luz. Ele poderá recomendar maternidades que fornecem informações aos futuros pais, para que possam ter a própria impressão do lugar. Isso vai ajudá-los a tomar a melhor decisão.

O que comer e o que não comer na 19ª semana de gravidez

Carne ou peixe? Se não tiver problemas de peso, você poderá comer praticamente tudo! Certifique-se de que a dieta é variada e equilibrada e desfrute a comida (desde que saiba que é permitido consumir esses alimentos durante a gravidez). Caso precise controlar o peso, escolha carnes magras: coelho, frango sem pele e peças magras de carne vermelha, como bifes. Caso goste de peixe, consuma-o sem problemas, mesmo que seja gordo. Essas gorduras são essenciais ao desenvolvimento do cérebro do feto. Como já mencionamos, é importante consumir diversos tipos de peixe. Os pequenos, como sardinha e cavala, têm menos mercúrio que os peixes grandes, como salmão ou atum. É tudo uma questão de quantidade: o total de 120 a 150 gramas por dia de proteína animal é suficiente para atender às suas necessidades.

Conselhos às grávidas na 19ª semana de gravidez

Parabéns! Você atingiu 19 semanas de gravidez, ou seja, chegou à metade do caminho. Sinta-se muito orgulhosa! À semelhança de todas as futuras mães, você tem, naturalmente, inúmeras perguntas sem resposta, e uma delas é “O que acontece a partir de agora?” Um conselho às grávidas é frequentar um curso pré-natal: tomar conhecimento sobre tudo o que irá acontecer daqui em diante elimina em grande parte as incertezas, e a conversa com outros futuros pais também pode ser particularmente útil.