Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
21 semanas de gravidez

21 semanas de gravidez

(0 comentário)

Ainda que agora pese cerca de 400 gramas, o feto continua com muito espaço dentro de sua barriga e gosta de usar esse espaço quando não está dormindo! Saiba mais sobre essa semana. 

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto 
Embora a criança ainda não precise usar os sentidos do paladar e do olfato (a futura mãe já faz todo esse trabalho por ela), eles continuam a desenvolver-se durante a vigésima primeira semana de gravidez. Os sentidos são ligeiramente estimulados no líquido amniótico, que transporta ao feto as moléculas aromáticas dos alimentos consumidos e o odor do ambiente. Assim, ao nascer, seu filho já se sentirá atraído pelo cheiro de sua pele, de seu leite, dos sabores doces (devido ao fato de o líquido amniótico ser levemente doce) e estará até familiarizado, mais tarde, com os alimentos que você consumiu regularmente no final da gravidez. Em pouco tempo, o cérebro do feto estará suficientemente maduro para memorizar essas experiências sensoriais. A criança pode começar a conhecer os hábitos alimentares da mãe ainda no útero. Seu filho saberá, por exemplo, se você gosta de comida mediterrânea temperada com alho e especiarias.  

Mudanças no corpo 
Você tem a impressão de que a gola de suas roupas está muito apertada? É normal que o pescoço inche durante a gravidez. Isso se deve ao fato de que a glândula tireoide também incha, como a barriga e os seios. Dessa forma, algumas vezes, você não consegue abotoar o primeiro botão da blusa. Mas, como tantas outras coisas na gravidez, essa característica também varia de mulher para mulher e não vai demorar para desaparecer. Mais precisamente, em 18 semanas! 

O que comer e o que não comer 
Seu bem-estar pode depender de alguns ajustes na dieta. Você sente as pernas um pouco pesadas? Se for verão ou se fizer muito calor em casa ou no trabalho, talvez você sofra de má circulação sanguínea. Comece por beber muita água (de 1,5 a 2 litros por dia). Tente fazer uma caminhada de meia hora diariamente, com sapatos que tenham um pequeno salto para manter o tônus muscular das pernas. Experimente também dormir com as pernas elevadas e sobre o lado esquerdo para aliviar a pressão feita pelo feto, que comprime os vasos sanguíneos maiores. Durante o banho, você pode ainda tentar passar um jato de água fria na parte posterior das pernas, do tornozelo ao joelho. Essa medida, embora não muito agradável, é extremamente eficaz! 


Conselhos às grávidas 
Você tem tido má digestão ultimamente? Esse é um efeito secundário desagradável e bastante comum da gravidez, causado por alterações hormonais que relaxam a abertura da parte superior do estômago. Isso torna mais fácil do que o habitual a entrada dos ácidos estomacais no esôfago, gerando a sensação incômoda que você tem sofrido. Quanto maior o feto, maior a pressão sobre o estômago e mais forte o efeito. Um conselho: algumas mudanças dos hábitos alimentares são, com frequência, úteis, como fazer cinco refeições mais leves por dia em vez de três grandes refeições, além de mastigar bem. Outro truque: se você tiver indigestão à noite, eleve a cabeça para que os ácidos não subam tão facilmente. 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.