Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
23 semanas de gravidez

23 semanas de gravidez

(0 comentário)

O feto mede agora 29 centímetros da cabeça aos pés e pesa mais de 550 gramas. Restam 16 semanas de gravidez! Saiba mais sobre a vigésima terceira semana de gestação. 

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto 
Com 23 semanas de gravidez já é possível ver o sexo da criança. Se for menina, já faz semanas que ela tem ovários, e a vagina está em desenvolvimento. Se for menino, já tem pênis e próstata; embora os testículos estejam formados desde o segundo mês, estão ainda na cavidade abdominal. Não se preocupe: descerão no momento certo, isto é, imediatamente antes do nascimento ou durante os primeiros meses de vida. Outra mudança interessante: as células nervosas do cérebro do feto distribuem-se agora no que é conhecido como matéria cinzenta. 

Mudanças no corpo 
Os banhos longos são muito relaxantes durante a gravidez, mas podem também ter o efeito indesejável de produzir contrações. Assim, o melhor é não se exceder. Além disso, a água da banheira não deve estar quente demais, pois talvez sua pressão arterial seja um pouco instável. Assim, o melhor é tomar banho quando houver outra pessoa por perto para o caso de você precisar de ajuda. 

O que comer e o que não comer 
Controle a quantidade de sal de sua dieta. Com o consumo de carnes, conservas, bolos, aperitivos e batatas fritas, além do número de vezes que usamos o saleiro quando cozinhamos, a maioria das pessoas consome duas ou três vezes mais sal do que o corpo necessita. Embora seja provável que lhe tenham dito para controlar a ingestão de sal, você não deve eliminá-lo totalmente da dieta. O sódio é essencial ao equilíbrio da água no corpo. Esse equilíbrio pode ser alterado pelos hormônios da gravidez, e o fornecimento adequado de sódio ajudará a garantir a hidratação correta. Não se esqueça: basta um pouco de sal, e não todos os dias, caso contrário você poderá sofrer um edema ou desenvolver hipertensão. Se tiver alguma dúvida ou pergunta, fale com seu médico. 

Conselhos às grávidas 
É muito importante que seu parceiro acompanhe a evolução da gravidez, sobretudo agora, com a aproximação do último trimestre. Ambos devem ir ao pré-natal ou às consultas, planejar o quarto da criança e, se possível, ir juntos às aulas de preparação para o parto. A ideia é conseguir que você e seu parceiro compartilhem o tempo com qualidade antes da chegada de seu filho. Você ainda não precisa tomar conta da criança, e sua barriga não está tão grande assim! Ambos devem aproveitar para fazer os programas clássicos de casal, como ir ao cinema, a um restaurante novo ou até mesmo cozinhar juntos, qualquer coisa que os una ainda mais. 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.