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26ª semana de gravidez

26 semanas de gravidez

Um dado emocionante da última semana do segundo trimestre: o feto vai abrir os olhos pela primeira vez!

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto na 26ª semana de gravidez
 

Você já atingiu 26 semanas de gravidez, e a cabeça do feto mede agora mais de 7 centímetros de diâmetro, o tamanho de uma laranja pequena. E seu peso é de cerca de 900 gramas. O corpo está cada vez mais gordinho graças à gordura acumulada gradualmente sob a pele para que haja reservas ao nascer. Os cabelos e unhas já se formaram e, dentro das gengivas, os futuros dentes estão cobertos de esmalte. O feto já desenvolveu bem o reflexo de agarrar e consegue segurar o cordão umbilical. Por vezes, brincalhão, puxa-o para trás e para a frente. Não se preocupe, pois isso é perfeitamente normal e não há perigo nenhum!

 

Mudanças no corpo na 26ª semana de gravidez 
 

A noite chegou finalmente! Você está prestes a dormir, mas seu bebê não! “Por que parou tudo? E aquele movimento de balanço tão agradável? Tá bom, eu me mexo sozinho!” É isso que o feto parece pensar, e começa a fazer sentir sua presença justamente na hora em que você quer dormir. Para o pai não há problema, já que ele gosta de sentir os movimentos da criança, mas para a mãe não é assim tão fácil. Não é de estranhar que agora você fique às vezes cansada! À medida que seu corpo mudar e a barriga se tornar cada vez maior, mais difícil será encontrar uma posição agradável para dormir. Você provavelmente já não consegue dormir de bruços, mas também não deve dormir de costas porque o útero pode exercer pressão sobre os grandes vasos dorsais e obstruir o fluxo sanguíneo. A posição lateral será mais conveniente para dormir durante as próximas semanas. Coloque uma almofada entre os joelhos para sentir um pouco mais de conforto. 

 

O que comer e o que não comer na 26ª semana de gravidez
 

Se à noite você sofre de refluxo e acidez de estômago, eleve um pouco a cabeça com a ajuda de uma almofada. Lembre-se sempre de fazer um jantar leve. Tenha cuidado com as gorduras, que podem retardar a digestão e acentuar os problemas digestivos, provocando distúrbios de sono. Se o jantar for leve demais, você terá fome a noite. Pode também optar por um lanche leve cerca de 1 hora antes de se deitar, como pão com geleia e uma porção de laticínio ou de fruta. Aproveite seu jantar na cama! Não hesite em se deitar e levar uma bandeja se estiver muito cansada para leventar durante a noite. 

 

Conselhos às gestantes na 26ª semana de gravidez
 

Se ultimamente você sente que sua barriga está cada vez maior, o feto também percebe que tem cada vez menos espaço dentro dela. As felizes cambalhotas na “piscina” de líquido amniótico têm seus dias contados. Por esse motivo, não se preocupe caso a criança se mexa um pouco menos que antes. Mas, se não sentir nenhum movimento durante um período mais longo (cerca de 8 horas), consulte imediatamente o médico para se certificar de que está tudo bem. 

 

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