Feed icon
Artigo

28 semanas de gravidez

O feto mede agora cerca de 38 centímetros do alto da cabeça aos dedos dos pés. E já pesa cerca de 1,2 kg, um terço do peso que terá ao nascer. Os pezinhos medem aproximadamente 5,5 centímetros. Sim, são minúsculos!

2mins
para ler Fev 5, 2019

Desenvolvimento do feto na 28ª semana de gravidez

Com 28 semanas de gestação, o feto está cada vez mais preparado para respirar o ar exterior. A pele começa a parecer menos enrugada porque, por baixo dela, teve início o acúmulo de gordura. Mas os pulmões e os alvéolos ainda estão cheios de líquido amniótico, que desaparecerá rapidamente após o nascimento. A criança já tem capacidade de autorregular a temperatura corporal, o que lhe permitirá a adaptação à temperatura externa quando finalmente abandonar seu confortável lar, o interior do corpo da mamãe.

Mudanças no corpo na 28ª semana de gravidez

Às vezes você nota certa tensão nas costas ou percebe que sua barriga está dura? Talvez sejam as contrações de Braxton Hicks, também conhecidas como “falso trabalho de parto”. Não se preocupe. Isso quer dizer apenas que seu útero está “treinando” para o parto. Se tais contrações persistirem, isso pode significar que você está se esforçando demais! Evite carregar peso e faça pausas frequentes em suas atividades ao longo do dia. Se as contrações não cessarem, ou se intensificarem, consulte o médico mesmo que seja só para ficar tranquila.

O que comer e o que não comer na 28ª semana de gravidez

Cada refeição que você faz prepara a criança para o momento de provar de fato os alimentos. Através do líquido amniótico chegam até ela as moléculas aromáticas da comida, assim como os hormônios do prazer (sim, existem hormônios do prazer no cardápio dela!). Depois do parto, a criança recordará esses sabores e, se você mantiver uma dieta variada durante a fase de amamentação, tais hormônios darão sabor ao seu leite. Esses momentos partilhados com seu bebê ajudam ambos a se preparar para a relação que terão quando ele vier ao mundo.

Conselhos às gestantes na 28ª semana de gravidez

São muitas as mulheres que se preocupam com a possibilidade de um parto prematuro, mas a maioria dos bebês nasce na época certa. Uma boa notícia: se seu filho nascer agora, provavelmente conseguirá respirar sozinho. Os pulmões continuarão a evoluir mais e mais, os vasos sanguíneos se desenvolverão e os brônquios começarão a se diversificar. O mais importante é que você não fique estressada nem por esse e nem por nenhum outro motivo!