Feed icon
Artigo

32ª Semana de Gravidez

Na 32ª semana você entra na fase final. O feto ainda se desenvolve, mas a partir de agora será apenas uma questão de “acabamento”. Seu filho se prepara para conhecer você! 

3mins
para ler Fev 5, 2019

Desenvolvimento do feto 32ª Semana de Gravidez

Nessa etapa da gestação, os ossos estão quase totalmente formados e os dedinhos já têm unhas. Muito em breve a pele perderá o tom avermelhado, adquirindo a cor rósea tão adorável dos recém-nascidos. Suas glândulas suprarrenais são enormes, do tamanho das de um adolescente! Elas segregam hormônios semelhantes aos esteroides, inclusive cortisol (a cortisona natural), em quantidades impressionantes: dez vezes mais que um adulto normal. O cortisol desempenha um papel muito importante. Além de ajudar na indução do parto quando chegar a hora, também contribuirá para o amadurecimento dos órgãos, como os pulmões. Depois do parto, o tamanho das glândulas suprarrenais se reduzirá drasticamente, até que fiquem proporcionais ao peso do bebê.

Mudanças no corpo 32ª Semana de Gravidez

Você notou que, ultimamente, seu sistema digestivo está mais lento? Mais uma vez, isso se deve aos hormônios. Ajude a melhorar a função dos intestinos e aumente a sensação geral de bem-estar consumindo frutas secas e outros alimentos ricos em fibras. O fim da gravidez se aproxima! A partir de agora você se submeterá ao controle pré-natal de duas em duas semanas. Isso ajudará a garantir que tudo corra muito bem.

O que comer e o que não comer 32ª Semana de Gravidez

Você ainda está grávida, mas já se prepara para o período posterior ao parto! Essa fase é perfeita para  se assegurar de que sua dieta lhe fornece todas as vitaminas necessárias. A delicada pele do bebê será posta à prova tanto durante quanto depois do parto, pois deixará de receber a proteção do líquido amniótico. As vitaminas não se armazenam e requerem ingestão diária através da dieta. Quando você amamenta seu bebê, ele recebe todos os nutrientes de que ele e sua pele precisam. Uma dieta normal, variada e equilibrada, proporciona as quantidades necessárias desses nutrientes. Uma regra de ouro: quanto mais colorido o alimento (cores naturais, e não corantes artificiais), mais vitaminas ele contém.

Conselhos às gestantes 32ª Semana de Gravidez

Você provavelmente se pergunta o que é de fato necessário para seu filho. Essa é uma boa pergunta! Quanto à roupa, ele precisará de cinco a sete conjuntos e pijamas, pois no início os recém-nascidos tendem a regurgitar com muita frequência. Inclua também um ou dois gorros de algodão e de lã, casaquinhos de malha e de lã, um cobertor, forros impermeáveis e roupas quentes de lã, dependendo da estação do ano. Depois você precisará de tudo o que é necessário para que o bebê durma com conforto e segurança, além de fraldas, artigos de banho e para a alimentação. Lembre-se que brinquedos serão artigos de primeira necessidade, ainda que a mamãe seja de início o brinquedo favorito do recém-nascido. Faça também uma boa reserva de artigos de higiene para manter seu bebê sempre limpinho. Um conselho prático: os bebês crescem rapidamente, tudo fica pequeno em pouco tempo, por isso não compre roupas demais. E não se esqueça de uma cadeirinha de segurança para o carro: ela será necessária quando o orgulhoso papai levar os dois de volta da maternidade para casa.