Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
33 semanas de gravidez

33 semanas de gravidez

(0 comentário)

Seis semanas. Esse é aproximadamente o tempo que lhe resta antes de conhecer a pequena pessoa que cresce dentro de seu corpo. Incrível, não acha? Nós achamos que sim. Continue a leitura para saber mais sobre a trigésima terceira semana de gravidez. 

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto 
Seu pequeno “inquilino” já está sem espaço dentro de seu útero. Ainda bem que ele se prepara para sair em breve! De fato, em muito pouco tempo ele passará a assumir sua posição, colocando a cabeça na parte mais estreita do útero: 95% das crianças nascem de ponta-cabeça, com a cabeça inclinada para trás e para a esquerda. Até agora o feto ingeriu grande quantidade de líquido amniótico, e em razão disso o intestino dele se enche gradualmente de mecônio, substância esverdeada ou escurecida, espessa e viscosa, formada de partículas sólidas e de diversos resíduos suspensos no líquido amniótico (como restos celulares e vérnix caseoso). O mecônio comporá a primeira evacuação da criança ao nascer. Você por acaso já se perguntou sobre isso? 

Mudanças no corpo 
Apareceu uma linha vertical em sua barriga? Forma-se, no último trimestre, uma linha no centro da barriga que parece dividi-la em duas metades. É a chamada linea nigra (linha negra) e surge mais escura devido ao aumento de pigmentação. É possível vê-la com mais clareza após o nascimento, mas algumas semanas depois ela desaparece por completo. Tire algumas fotos antes disso! Ocorre ainda outra mudança: a barriga precisa de todo o espaço possível e por isso pressiona suavemente o umbigo para fora. Isso pode ser desagradável para muitas mulheres, sobretudo quando a sensível pele do umbigo roça a roupa. Caso você se sinta incomodada, aplique uma gota de óleo no umbigo. Não se preocupe: depois do nascimento, seu umbigo voltará à posição original. 

O que comer e o que não comer 
Se seu peso aumentou demais e isso a incomoda, talvez se pergunte se deveria tentar perder alguns quilos. É importante que tanto a mãe quanto a criança ganhem peso suficiente no último trimestre, assim como durante toda a gravidez. Se, contudo, engordar mais de 450 gramas por semana, você deverá consultar o médico. O aumento excessivo de peso nas últimas semanas de gravidez pode estar ligado a um problema de hipertensão, mas apenas o médico saberá o que é melhor para você. Uma dieta para perda de peso durante a gravidez por iniciativa própria é uma péssima ideia. 

Conselhos às gestantes 
Por volta da trigésima terceira semana de gravidez, algumas mulheres sentem algo semelhante a contrações. Nessa fase, isso é não apenas possível como normal. O que você sente ou sentirá (como a maioria das mulheres no terceiro trimestre) denomina-se contrações de Braxton Hicks. 
Cada contração dessas dura cerca de 30 segundos. Isso não significa que o parto se antecipou: tais contrações são a forma inteligente que seu corpo tem de “exercitar” o útero e deixá-lo pronto para o grande dia. Essas contrações são responsáveis pelo assim chamado “falso trabalho de parto”. De qualquer modo, informe sempre o médico sobre as contrações, mesmo que seja apenas para assegurar-se de que tudo está bem. 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
Avaliações

0 comentário

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.