Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

CSS - followUS_icons

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
36 semanas de gravidez

36 semanas de gravidez

Até a chegada do grande dia, seu filho continuará a ganhar peso, em torno de 220 gramas por semana. Tem cerca de 47 centímetros e pesa aproximadamente 2,7 quilos. Saiba mais sobre essa semana. 

terça-feira, Fevereiro 5th, 2019

Desenvolvimento do feto 
Nessa etapa, seu filho já atingiu um bom peso; tecnicamente poderia prescindir do cordão umbilical. A nutrição contínua e automática fornecida pelo cordão será interrompida quando ele nascer e passar a receber alimentação por meio de mamadas regulares. Terá então de acostumar-se a esperar pela mamada seguinte! Do mesmo modo, após o parto, a placenta deixará de funcionar como pulmões. A partir do primeiro choro, o líquido amniótico que enchia suas vias aéreas será eliminado, e tudo passará a funcionar corretamente com as respirações independentes iniciais. 

Mudanças no corpo 
Na trigésima sexta semana de gravidez, sua barriga está tão proeminente que fica difícil abaixar-se para pôr os sapatos. Talvez você prefira, por isso, usar sapatos de forma larga e confortável, mais fáceis de calçar. Não tenha receio de pedir a ajuda de seu companheiro para vestir-se; para quem se vê, na maior parte do tempo, limitado a observar, é sempre bom poder colaborar. De modo geral, um pouco de descanso extra será bem-vindo para você nessa altura. Com a barriga grande, até mesmo as tarefas mais simples se tornam bastante desgastantes e podem causar danos às costas. Talvez seus familiares, ou alguma amiga, possam ajudar um pouco nas tarefas domésticas, fazer compras ou até mesmo cozinhar de vez em quando. Caso se constranja com essa situação, você pode pedir alguma ajuda na forma de presente pelo nascimento da criança. 

O que comer e o que não comer 
Pense em sua forma de comer como um modo de ser mais zen e de evitar o estresse. Procure consumir grandes quantidades de verduras e frutas frescas, peixes frescos e bons carboidratos. Lembre-se de que alguns alimentos são mais ricos em nutrientes do que outros. O magnésio, presente em certas águas minerais (isso é indicado no rótulo), no chocolate meio amargo e nas sementes de girassol e de abóbora, ajuda a evitar o estresse diário. A vitamina B6 pode ser encontrada na soja, na levedura de cerveja, nas bananas, nas nozes e nos cereais integrais e é importante para o funcionamento saudável do sistema nervoso. O aminoácido tirosina, presente nos laticínios e nas carnes brancas, é um precursor de muitos hormônios e substâncias que limitam o estresse físico, o que significa que liberam uma saudável reação em cadeia. Lembre-se, por fim, de que o prazer obtido quando comemos nossos alimentos preferidos provoca a liberação de endorfinas, que produzem sentimentos de euforia e bem-estar. E isso é fantástico! 

Conselhos às gestantes 
A escolha do nome da criança é extremamente simples para alguns casais. Para outros, porém, pode ser motivo de discussão. Isso não deveria ser assim! Você pode procurar inspiração em diversas fontes, como os livros (que contêm com frequência nomes míticos e exóticos, além dos mais tradicionais), a história familiar ou em artistas ou personagens de seus filmes favoritos. Uma possibilidade é basear em listas esse processo de escolha. Você faz uma, por exemplo, e seu parceiro faz outra. Se o mesmo nome aparecer nas duas listas, pronto, a escolha já está feita! Muito fácil! Um pequeno conselho: não envolva muitos amigos e familiares nesse processo. Na verdade, não há nada mais entediante do que ouvir comentários do tipo “eu tive um cachorrinho que se chamava assim!” sempre que você menciona um nome de sua preferência. 
 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.