Feed icon
Artigo

4 atividades infantis na natureza que você pode fazer com seus filhos

Estar em contato com a natureza é uma das coisas mais gostosas da vida. Praia, cachoeira, floresta, não importa… Se movimentar ao ar livre e entrar em contato com o solo natural é uma válvula de escape para a rotina estressante do ambiente urbano - e isso se encaixa também na vida das crianças.

3mins
para ler Mar 25, 2021

O contato entre crianças e natureza é benéfico de diversos modos, inclusive na saúde emocional, física e mental delas: estimula a concentração, a coordenação motora e a autoconfiança, diminui os riscos de obesidade infantil, melhoram a interação social e com o meio ambiente e reduzem os níveis de estresse e ansiedade dos pequenos. Para tirar proveito máximo desse ambiente, selecionamos quatro atividades infantis que você pode fazer na natureza com seus filhos e melhorar o convívio entre eles e o meio ambiente


Acampar em um local apropriado é super divertido

Acampar é uma das atividades mais clássicas a fazer na natureza. Reserve um final de semana, tire a barraca do armário e escolha um lugar ao ar livre bem bacana para a noite do acampamento. E nem precisa ser muito longe: da praia ou campo ao quintal ou jardim de casa, o importante é se divertir! Para criar um clima ainda mais divertido, separe algumas gincanas para serem feitas no dia seguinte, e se a família for grande, pode até mesmo se dividir em equipes!

Caça ao tesouro é uma ótima atividade para explorar o local

A caça ao tesouro é uma ótima oportunidade para que seus filhos explorem a natureza e o ambiente onde estão. A dica é apostar em "tesouros" para que as crianças se interessem e curtam,pois assim que acharem o primeiro, vão se interessar ainda mais por conseguir o próximo. Outra alternativa é oferecer um “prêmio” para quem achar tudo em determinado tempo, estimulando as crianças a serem mais rápidas e ágeis. Variações não faltam para essa brincadeira que aguça a curiosidade enquanto diverte.

Cabo de guerra é um ótimo exercício físico e de cooperação

Essa é uma boa alternativa para quem tem uma família grande, ou para chamar os amiguinhos para brincar com os filhos. O cabo de guerra é uma atividade que exige força e resistência, sendo uma excelente atividade para ser praticada por pais e filhos juntos. Lembrando sempre: crianças muito pequenas devem ser supervisionadas pelos pais ou responsáveis ao brincarem de cabo de guerra, sempre lembrando que o próprio cabo deve ser readaptado para o tamanho da criança.

Pintura e colagem com folhas ajudam no contato com a natureza

Essa atividade une uma boa exploração da natureza com o espaço doméstico. Peça para seu filho coletar folhas secas diversas, de preferência de tamanhos diferentes, e depois junte todas. Já em casa - ou até mesmo ao ar livre - use tinta e folhas de papel ou cartolina e faça uma pintura com a textura das folhas. Também pode ser feita uma colagem das folhas em uma cartolina e você e a criança podem tentar adivinhar de que árvore era cada folha recolhida!