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criança dormindo

5 dicas de como criar hábitos saudáveis nos seus filhos

É possivel criar hábitos saudáveis nos seus filhos. Veja como 

Quarta-feira, Dezembro 2nd, 2020

Cada vez mais estamos nos conscientizando da importância de mantermos hábitos saudáveis em nosso dia-a-dia: manter uma alimentação equilibrada, praticar esportes… No entanto, esquecemos do quanto isso é importante também na vida dos nossos filhos. Como fazer com que as crianças tenham um estilo de vida mais saudável? Quem já adotou a prática do viver com saúde sabe que isso só é possível quando desenvolvemos hábitos diários, pois somente um trabalho a longo prazo pode garantir a saúde e o bem-estar. Para te ajudar, escolhemos cinco dicas para criar hábitos saudáveis nos seus filhos e tornar esse processo mais fácil.

Veja 5 dicas de como criar hábitos saudáveis nas crianças

Estabeleça uma rotina

A rotina é essencial para qualquer ser humano, principalmente na infância. É necessário que a criança entenda que existe uma hora para acordar, para brincar, para comer, para estudar, para dormir… E que essa mesma hora se repita todos os dias. A rotina é tão importante para a saúde da criança que começa a ser ensinada na própria escola, nos primeiros anos da educação infantil. Por isso, entender a rotina é essencial para tornar seu filho mais saudável.

Estimule uma boa alimentação

Já diz o famoso ditado: você é o que você come. Crianças estão criando seu paladar agora e por isso, é a fase mais importante para introduzir uma alimentação saudável. Tenha sempre à mesa verduras, legumes e frutas, e desencoraje alimentos ultraprocessados, refinados e o excesso de açúcar e gorduras. Porém, não é só os alimentos que definem bons hábitos nutricionais: sentar-se à mesa com a família reunida, sem distrações como televisão, videogame ou celular também são hábitos alimentares fundamentais para tornar as refeições saudáveis.

Pratiquem atividades físicas

A criança deve ser encorajada a se exercitar desde cedo, para evitar problemas sérios de saúde como a obesidade infantil, a diabetes e a hipertensão arterial. Para isso, explorar diversos tipos de exercícios, principalmente os esportes, é importantíssimo, até o pequeno encontrar o que realmente lhe agrada fazer. Se possível, pratiquem a atividade em conjunto, pais e filhos: isso tornará os exercícios mais divertidos, motivadores e também, mais saudáveis.

Incentive a leitura

Livros podem parecer inofensivos, mas eles são muito benéficos para a saúde mental das crianças, além de aumentar o seu vocabulário, desenvolver o seu potencial criativo e melhorar seu desempenho escolar. O ideal é que a leitura seja feita junto com os pais, e depois a criança comente sobre os detalhes que mais gostou ou as figuras e ilustrações que mais lhe chamarem atenção. Com o tempo, o hábito poderá virar um excelente hobby.

Crie uma rotina para o sono

Dormir bem é essencial para manter uma vida saudável. Porém, as crianças precisam criar uma rotina de higiene do sono que é fundamental para que ele seja de fato reparador e mantenha a saúde do seu filho em dia. Para tanto, é necessário que exista um horário específico para dormir, de preferência assim que anoitecer, e haja toda uma rotina em volta do sono: fazer a última refeição, que deve ser leve; tomar banho; colocar o pijama; escovar os dentes; contar uma história e finalmente, dormir. Mantenha o ambiente escuro ou com pouquíssima luz, sem barulhos ou distrações, para que o sono seja o mais saudável possível.

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