CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

5 jogos que constroem a inteligência do seu filho

Coloque à prova a imaginação e aprendizagem de seu pequeno com estas atividades.

Quinta-feira, Julho 18th, 2019

É possível brincar e aprender com seu pequeno. Estas atividades simples e fáceis podem ser feitas em casa.

Estas atividades ajudam em diferentes aspectos do desenvolvimento da inteligência e capacidades do seu filho e é recomendável que você aprenda a identificar qual atividade é a melhor de acordo com as capacidades e interesses do seu filho para que seja para ele o mais simples. Está pronta? Continue lendo!


Atividades que o ajudem a estimular sua capacidade para resolver problemas


Os pequenos devem começar a resolver problemas com um raciocínio de causa e efeito. Quando alcançam uma idade entre 1 e 2 anos, suas habilidades para resolver problemas começam a melhorar. Com atividades que estimulam seu raciocínio, as crianças aprendem a estimular sua curiosidade e paciência ao mesmo tempo que aprendem como trabalhar para alcançar um objetivo, e aos poucos vão gerando mais confiança em sua capacidade de chegar à uma solução.


Blocos de montar

Você pode usar blocos de construção para criar padrões com estruturas simples, como 2 blocos com um encima, três em uma fileira, um conjunto de blocos horizontais ou verticais, e assim, sucessivamente. Peça ao seu pequeno que repita o padrão, comemorem quando fizer corretamente já que isso o fará sentir seguro para que depois você possa pedir a ele que imagine seus próprios padrões. Os padrões devem ser mais complicados à medida que seu filho se torne mais hábil na hora de descobrir como construir estruturas de blocos.



Ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de pensamento


Cada vez que você estimula seu filho a pensar, o ajuda a formar novas conexões neurais ou as que já existem são fortalecidas. As atividades que o desafiem em um ambiente onde haja respeito, carinho, amor e compreensão o ajudarão a criar mais e melhores experiências de aprendizagem.

 
Quebra-cabeça

Para desenvolver esta habilidade, uma atividade comum é jogar quebra-cabeça, pois faz com que seu pequeno utilize seu raciocínio, decisão e controle muscular, três elementos que desafiam o cérebro e o ajudam no seu desenvolvimento.



Desenvolvimento das habilidades de concentração


Aprender a prestar atenção e concentrar-se em completar uma tarefa é uma habilidade essencial e necessária para você ajudar o seu pequeno a desenvolver outras formas de aprendizagem. Poder se concentrar é necessário para a solução de problemas.
 

Retire a fita.

Cole tiras largas de fitas de papel em qualquer superfície plana como uma mesa ou uma porta. Você deve fazer com que as tiras se entrelacem. Mostre a seu pequeno como tirar as fitas uma por uma com a unha, e depois deixe que ele as cole e retire sozinho.

 
Empilhar

Brinquem com blocos ou qualquer brinquedo que possa ser empilhado. Desafie seu pequeno empilhando os brinquedos o mais alto que puder sem perder o equilíbrio ou conseguir que não caiam.



Linguagem e comunicação


Para um desenvolvimento cerebral adequado, as crianças pequenas precisam de um ambiente rico em linguagem. A plasticidade do cérebro, a capacidade que tem para conectar as coisas que aprendeu, é o que faz com que seja fácil para as crianças aprender a linguagem. Quanto mais palavras escutam quando são pequenos, mais conexões conseguirá criar em seu cérebro. As crianças aprendem um idioma escutando as palavras algumas vezes. É por isso que quando mais você falar com o seu pequeno, melhor; isso aumenta a quantidade de palavras que ele reconhecerá e finalmente compreenderá.

 
Ler livros ilustrados

Escolha livros que contenham imagens claras, sobretudo de objetos que tenham em casa. A maneira mais efetiva para que seu pequeno aprenda habilidades de linguagem é que leia livros frequentemente. Isso o ajudará a aprender as regras da gramática escutando você e os demais falarem. Além disso, ler um livro pode ser um tempo de relaxamento e calma para ambos.



Estimular sua imaginação e criatividade


Alimentar sua criatividade e sua imaginação o ajudará a desenvolver suas habilidades de pensamento abstrato e solução de problemas. A capacidade do seu filho para gerar novos pensamentos e ideias é essencial para uma vida adulta produtiva.
 

Brincar com areia

Procure levá-lo a um lugar onde possa brincar com areia, como a praia ou um tanque de areia em algum parque. Leve brinquedos ou utensílios de cozinha que o ajudarão a moldar e esculpir. Mostre a ele como pode fazer desenhos como linhas onduladas, círculos e outros. Mostre a ele também como fazer esculturas de areia simples como um castelo de areia ou uma torre usando seus brinquedos.


Esta brincadeira permitirá a ele se expressar de forma criativa e também desenvolver suas habilidades motoras finas.



Não se esqueça de complementar todas estas atividades com uma boa alimentação!

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo
Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.