CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
Estímulos que ajudam

6 estímulos que ajudam o desenvolvimento do bebê

Para que essa experiência se torne ainda mais instrutiva e intensa para pais e bebês, é possível estimular o desenvolvimento deles a partir de algumas práticas cotidiana.

segunda-feira, Maio 17th, 2021

Quando se tem um bebê em casa, nada é mais gostoso do que acompanhar as aventuras e as descobertas dele. Cada pedacinho do mundo parece ser uma novidade surpreendente para os pequenos, e ao mesmo tempo que acompanhar isso exige muito cuidado, também é muito recompensador. Para que essa experiência se torne ainda mais instrutiva e intensa para pais e bebês, é possível estimular o desenvolvimento deles a partir de algumas práticas cotidianas que auxiliam e muito na formação cognitiva das crianças. Conheça 6 deles e como aplicá-los no dia-a-dia do seu bebê.

 

1. Ensine seu bebê a ter uma rotina

A rotina é uma das coisas mais importantes que você deve ensinar ao seu filhote. Isso quer dizer ter horários certos para acordar, comer, dormir, tomar banho, brincar, mamar… Todos os dias, os mesmos horários. Isso desenvolve nos bebês o senso de duração do dia - quando ele começa e quando termina - ajudando inclusive na capacidade de organização.

 

2. Brincar, brincar e brincar

Brincar é uma das partes mais divertidas e gostosas da infância, mas ela também é extremamente educativa! O lúdico é importante e acaba ensinando muitas coisas ao bebê: a textura, forma e tamanho das coisas, aguça a curiosidade e faz com que ele descubra sons diferentes. Muitas brincadeiras também ajudam a criança a trabalhar sua coordenação motora e psicomotricidade.

 

3. Hora do banho divertida

O momento do banho é outra situação oportuna para estimular o desenvolvimento do seu filho. O contato com a água pode ser apenas um momento de relaxamento, mas a partir dos 3 meses de vida da criança, ele pode ser mais instrutivo. Deixar que o pequeno brinque na banheira de forma livre - com supervisão, é claro - pode ensiná-lo sobre o próprio corpo. Você pode ajudar mencionando as partes que estão sendo lavadas, mostrando o que é o pé, a barriga, as coxas etc.

 

4. Conhecendo as cores

Móbiles, brinquedos e ambientes coloridos são extremamente educativos para as crianças. Elas costumam ficar fascinadas com as cores a partir dos três meses de idade, e principalmente quando elas se misturam ou contrastam entre si: xadrez, listras e pontilhados são encantadores para eles. Dizer o nome das cores também é instrutivo: aponte que a roupa é amarela, a bola é azul, o macaco é marrom.

 

5. Estimule a leitura desde cedo

Pode não parecer, mas as crianças começam a ler bem antes de começarem a ser alfabetizadas. Muitos pedagogos reforçam que a leitura de símbolos, imagens e do ambiente é algo que antecede a inclusive ajuda no futuro processo de alfabetização. Por isso, quanto mais cedo seu bebê estiver familiarizado com os livros, melhor! Uma gostosa opção para os bebês são os livros de banho, geralmente de plástico, cheios de cores e bichinhos, que vão estimular o  seu pequeno à leitura desde o berço.

 

6. Pergunte, fale, converse

É muito importante que a comunicação oral entre pais e filhos se dê desde o início da vida. Isso quer dizer que para estimular a fala do seu bebê, é importante que você também fale com ele. Pergunte a ele (mesmo que ele não consiga responder com palavras) “é isso que você quer?” ou “você gosta desta fruta?”, pois isso incentiva o bebê a entender como manifestar suas próprias vontades. Conversar com ele sobre as coisas que está fazendo, como “vamos brincar de bola” ou “hora de mamar” é importante. Não economize palavras com o seu filhote!

 

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
avatar
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.