CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

7 brincadeiras infantis para substituir aparelhos eletrônicos

É cada vez mais comum ver crianças, desde muito pequenas, grudadas na telinha de tablets, videogames ou smartphones, às vezes até mesmo antes de aprenderem a contar ou a ler.

terça-feira, Abril 20th, 2021

Esse contato quase sempre precoce das crianças com a tecnologia cria uma espécie de dependência que pode ser muito prejudicial para a saúde e o desenvolvimento dos pequenos, além de envolver problemas posturais e de tendinite pelo esforço mecânico, também pode causar prejuízos ao sistema cognitivo e dificuldades de aprendizagem. Por isso, é importante medir o espaço que essa tecnologia tem na vida dos pequenos e estimulá-los em brincar de verdade, explorando os cinco sentidos e melhorando a interação social e com o meio ambiente. Achou difícil? A gente te ensina 7 brincadeiras para substituir as telinhas e se divertir com o seu pequeno.

  1. Tem criança na cozinha?

A hora da refeição pode ser muito mais divertida com os pequenos na cozinha. Que tal preparar um almoço bem bacana juntos? Além de aumentar o vínculo entre pais e filhos, cozinhar com as crianças faz com que eles se interessem mais pela própria alimentação e serve de aprendizado para criarem autonomia e independência desde cedo. Oriente-os de forma correta a usarem os utensílios de cozinha e supervisione-os enquanto estiverem em contato com fogo.

 

  1. Hora da leiturinha

Incentivar a leitura nunca é demais quando se trata de crianças. Explorar seu filho a virar um público leitor desde cedo tem diversos benefícios: eles melhoram seu vocabulário, o desenvolvimento cognitivo e a própria aprendizagem escolar. O ideal é criar um espaço convidativo dentro de casa reservado apenas para a leitura e criar uma rotina onde todos os dias, naquela hora, a criança saiba que é a hora da leitura. 

 

  1. Horta infantil

Se você tiver um espaço próprio na sua casa, como um quintal ou jardim, pode ser interessante criar sua própria horta com a ajuda das crianças. O contato com a natureza desde a infância possui diversas vantagens, explorando os cinco sentidos e tendo diversos impactos no âmbito psicológico e na autoestima das crianças. Além disso, criar uma horta se torna um hábito saudável pois a criança entra em contato com o próprio alimento, já que é ela quem está plantando, incentivando uma alimentação mais natural e nutritiva.

 

  1. Pequeno artista

Que tal transformar uma parte da casa em uma galeria de arte? Vale tudo: telas, papel sulfite, cartolinas ou papel pardo, algumas tintas, papel crepom… a imaginação é o limite! Faça com que seu filho interaja com as cores, diferentes texturas e se torne o criador de sua própria arte. Lembre-se de sempre incentivar e elogiar seus trabalhos, pois isso faz parte de um processo de cultivação da autoestima e da autonomia dos pequenos, além de desenvolver sua coordenação motora e noção espacial.

 

  1. Fim de semana no parque

Os pais, no geral, possuem muito mais tempo para as crianças nos fins de semana. Por isso, esse momento deve ser aproveitado ao máximo, não é mesmo? Uma sugestão ótima é levar o filhote para um passeio em algum parque natural próximo. Você pode até mesmo planejar um piquenique com muitas frutas e snacks saudáveis. Esse tempinho longe da tecnologia vai fazer com que você se aproxime muito mais do seu filho e ele de você, aumentando o vínculo parental.

 

  1. Jogos de tabuleiro

Se seu filho for um pouco mais velho, talvez seja a hora de tirar os jogos de tabuleiro do armário, tirar a poeira e se divertir pra valer! Eles são uma ótima pedida para aqueles dias chuvosos, em que fica difícil sair de casa. Não esqueça, é claro, de escolher um jogo de acordo com a faixa etária da sua criança. Os jogos de tabuleiro são mais instrutivos do que você pode imaginar: ensinam a criança a ganhar e perder de forma saudável, estimulam a noção do trabalho em equipe e desenvolvem o lado cognitivo.

 

  1. Mãe e filho esportistas

Praticar atividade física é essencial em qualquer idade - inclusive na infância. Logo, por quê não fazer isso junto com seu filho? Esportes como o ciclismo ou a natação são perfeitos para praticar em par, e além de se aproximar ainda mais do seu pequeno, traz inúmeras melhorias para a saúde física e mental. Esportes também desenvolvem a disciplina e o senso de companheirismo.

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
avatar
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.