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Açúcar: sim ou não?

Os açúcares e os carboidratos são o mesmo, mas existem alguns que não são o melhor para o seu bebê

Quinta-feira, Julho 18th, 2019

O melhor para a nutrição do seu pequeno são os açúcares naturalmente presentes nos alimentos e evitar os açúcares adicionados.

Nos últimos anos, estão nos alertando muito sobre os riscos que o sobrepeso tem em nossos filhos e vemos números preocupantes: os casos de obesidade infantil está aumentando como nunca. O grande problema, como sabemos, é o excesso de açúcar.


O excesso de açúcar na alimentação leva ao sobrepeso, risco de diabetes e hipertensão, também em crianças e jovens. 
 

Comecemos por deixar claro: o açúcar é necessário na alimentação. É isso. Mas, esta afirmação tão taxativa precisa de uma explicação detalhada. Vejamos:
 

Não existe somente um tipo de açúcar. Igualmente aos minerais, vitaminas e proteínas, existem muitas variedades. “Açúcar” é um termo geral que engloba um tipo de compostos que se convertem, dentro do organismo, em glucose, o tipo de açúcar mais básico e que o corpo do seu pequeno usa o tempo INTEIRO em suas células.
 

Os açúcares também são chamados “carboidratos”, mas ainda tem que diga que os carboidratos são uma coisa e os açúcares outra. Não está certo. São o mesmo, mas existem carboidratos (ou açúcares) COMPLEXOS e carboidratos SIMPLES. 
 

São complexos porque são feitos de outros açúcares “menores”. Por exemplo, a união de uma molécula de glucose com outra de frutose, formam a sacarose. Tanto a glucose como a frutose são açúcares ou carboidratos simples. 
 

Pode-se pensar que, como as células do seu pequeno requerem glucose o tempo inteiro, o melhor para ele é ingerir glucose diretamente. Não mesmo!
 

Se isso acontecer, o metabolismo do seu pequeno será bombardeado e afetado, pois o mais saudável é receber açúcares complexos para que seu organismo seja o que os “desarme” até obter a glucose e, com isso, a energia que seu pequeno precisa.
 

O melhor para o seu pequeno é consumir alimentos que contenham carboidratos, como a lactose (um açúcar complexo feito de uma molécula de glucose e outra de galactose), que é parte natural do leite e que é imperceptível ao paladar. 
 

Lembre-se que seu bebê está formando seus hábitos de alimentação, assim, evite oferecer alimentos com açúcar adicionado, pois isso faz com que mais tarde não possa apreciar o sabor natural dos alimentos.
 

Conseguir uma alimentação saudável, variada e agradável é possível e muito simples. Precisa somente de um pouco de informação.
 

Consulte seu profissional de saúde para obter as melhores recomendações para a nutrição do seu pequeno. 

 

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