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A alimentação complementar e a programação metabólica

Aprenda mais sobre a influência dos alimentos na vida futura do seu filho.

segunda-feira, Julho 15th, 2019

Saiba como a alimentação do seu bebê de 6 a 12 meses pode ser de grande influência para sua saúde na vida adulta.

A programação metabólica se refere a todas as mudanças e/ou estímulos que ocorre dentro de certo período da vida que costuma ser crítico ou sensível, os quais podem exercer um efeito em longo prazo na saúde do seu bebê.
 

Existem três momentos críticos:

  • A etapa intrauterina, ou seja, durante a gestação.
  • As primeiras quatro a seis semanas de vida.
  • Durante a alimentação complementar.

 

A alimentação é parte destes estímulos que, se não for adequada em um momento crítico, pode ter consequências e programar o metabolismo da vida adulta, predispondo-o ao sobrepeso, obesidade e outras doenças.
 

Por isso, leve em conta o seguinte:

  • Este é o momento perfeito para ensinar o seu filho a consumir alimentos com pouco sal e açúcar, evitando os produtos com adição de açúcar, que é a que se adiciona ao alimento, a que não vem naturalmente nele.
  • O Leite Materno deixa de ser suficiente em nutrientes como o ferro, por isso você deve se assegurar de dar alimentos complementares fortificados com este importante mineral, o cereal infantil fortificado é uma excelente opção.
  • Alguns nutrientes são mais sensíveis a ser deficientes nas crianças, como a vitamina A, o zinco ou o ferro; por esta razão, é importante oferecer a ele cereal, papinhas, comidinhas e outros alimentos fortificados com as vitaminas e minerais que precisa nesta etapa.
  • Ensine-o a consumir bebidas hidratantes infantis sem adição de açúcar ou somente água, desta forma, você evitará que o seu organismo se acostume a ingerir quantidades elevadas de açúcar.
  • Evite o consumo de leite de vaca antes do primeiro ano, pois não é adequado para o amadurecimento adequado do seu sistema.
  • Procure variedade em sua dieta para que coma alimentos de cada grupo e procure variar as frutas, verduras e cereais que consome.

 

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