Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
mulher_gravida_comendo_salada

Porque é importante comer bem antes da gravidez?

   

Quarta-feira, Julho 13th, 2016

A alimentação saudável na gravidez tem papel extremamente importante para garantir que o seu bebê vai receber todos os nutrientes que precisa para se desenvolver. Na verdade, a alimentação saudável precisa ser um hábito anterior à gravidez. Isso porque as reservas de nutrientes, principalmente de ácido fólico e ferro demoram um tempo para se formarem eles são essenciais para os primeiros dias do feto.

Alimentação na gravidez: o ácido fólico é bom para o sistema nervoso do feto

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é especialmente importante desde o início da sua gravidez. O ácido fólico tem um papel crucial na formação e funcionamento do sistema nervoso do feto e também tem um papel importante no desenvolvimento e na produção de glóbulos vermelhos. À medida que os tecidos maternos (sangue, útero etc.) expandem, as necessidades nutricionais de ácido fólico aumentam. As necessidades nutricionais são estimadas em 0,4 mg/dia para mulheres grávidas, comparadas com 0,3 mg/dia para a população em geral.

Atualmente, é recomendado que todas as mulheres que planejam engravidar façam suplementação de ácido fólico, pelo menos 2 meses antes e que continuem a suplementação durante o primeiro trimestre ou durante toda a gravidez. Por isso é útil fazer um check-up antes de engravidar. Mas nem tudo é programado e previsível! Se não teve tempo antes de engravidar, não entre em pânico, ok?

Se não tomou ácido fólico antes ou no início da sua gravidez, não se preocupe. Lembre-se que uma alimentação completa, variada e equilibrada é capaz de satisfazer a totalidade ou parte das suas necessidades diárias.

Veja quais são os alimentos mais ricos em ácido fólico

  • Hortaliças verdes (espinafres, brócolis, aspargos, couve, alface, feijão-verde) e outros vegetais como a beterraba e as cenouras;
  • Carnes vermelhas, fígado de vitela;
  • Miúdos de aves, fígado;
  • Gema de ovo;
  • Leguminosas (feijão, grão, milho, lentilhas etc.);
  • Frutas (laranja, frutos vermelhos etc.);
  • Queijos pasteurizados, como Camembert etc;
  • Cacau.

Alimentação saudável na gravidez: saiba qual a importância do ferro

O ferro é com frequência esquecido, uma em cada quatro mulheres em idade fértil sofre de deficiência de ferro. Essa deficiência é ainda mais fácil de surgir durante a gravidez, já que as necessidades da grávida vão quase duplicar: de 16 mg/dia antes da gravidez para 20 ou 30 mg/dia durante o terceiro trimestre. Daí ser tão importante ter atenção ao seu aporte de ferro antes e depois da concepção!

Por quê? O ferro é o principal constituinte da hemoglobina, permitindo que os glóbulos vermelhos transportem o oxigênio até as células. Esse mineral é importante tanto para a mãe como para o bebê, já que o ferro está envolvido no desenvolvimento neurológico do seu embrião.

Não entre em pânico: diversos alimentos são ricos em ferro e você pode facilmente incluí-los em sua alimentação diária. Veja quais são:

Para terminar, se os seus exames laboratoriais revelaram que você tem uma deficiência grave de ferro no organismo, o seu médico pode te prescrever um suplemento de ferro. Mas atenção! A automedicação é muito perigosa. Não tome nenhum medicamento antes de consultar o seu médico.

  • Carnes vermelhas, fígado de vitela;
  • Vegetais verde escuros (espinafre, brócolis, couve);
  • Leguminosas (grão, lentilhas etc.);
  • Ovos;
  • Chocolate amargo.

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo5/5

Muito bom

Quando nos fica grávida temos que sialimenta bem pra Nois e pro nosso filhos nacer saudável

Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.