MyFeed Personalized Content
Gravidez
Artigo
Add this post to favorites

6ª Semana de Gravidez

0
0 reviews

Agora o crescimento de seu filho se acelera. São tantas as coisas emocionantes que se desenvolvem, embora ele ainda seja tão pequeno! Saiba mais sobre essa semana.

3mins para ler Fev 5, 2019

Desenvolvimento do bebê na 6ª Semana de Gravidez

Você sabia que na sexta semana de gravidez a criança em formação já tem pele?  E o mais surpreendente é que todos os demais órgãos, até mesmo os menores, já estão em seu lugar. Os nervos ópticos já se desenvolveram e a cabeça está bem formada, embora seja maior que o restante do corpo. Nessa semana, o coração e o fígado já ocupam muito espaço em sua barriga. Outra novidade: a coluna vertebral já se formou. Os braços e as pernas se alongam e a pequena “caudinha” desaparecerá em breve. Nas duas próximas semanas as palmas das mãos, e a membrana, terão espaço suficiente para formar os dedos das mãos e dos pés bem separados. Que semana agitada!
 

Mudanças no corpo na 6ª Semana de Gravidez

Tudo caminha muito bem. O bebê nascerá dentro de 33 semanas. Nesta altura, muitas mulheres têm de diminuir o ritmo. É possível que você comece a se preocupar com alguns dos efeitos adversos menos agradáveis da gravidez: as famosas náuseas, os problemas de insônia e as mudanças de humor. Há, porém, um pequeno consolo: esses sintomas são bons. Surgem devido às mudanças hormonais, são perfeitamente normais e indicam uma gravidez saudável. Ainda assim, não exija demais de si mesma.  É aconselhável, algumas vezes, optar por um pouco de descanso extra na rotina diária e no trabalho.
 

O que comer e o que não comer na 6ª Semana de Gravidez

Caso se sinta muito cansada, e tenha dúvidas sobre o que comer na sexta semana de gravidez, você pode ajustar sua dieta para prevenir a fadiga. Os carboidratos complexos - alimentos que contêm amido, como pão, massas, batatas, arroz, cereais e legumes por exemplo – de preferência integrais, ajudarão você a manter o equilíbrio energético ao longo do dia. Não se esqueça de incluir as frutas e hortaliças - grandes fontes de vitaminas- os cereais integrais, o germe de trigo e as nozes para obter aporte de magnésio, que ajuda a absorver o zinco e a vitamina B6, crucial no funcionamento do sistema nervoso central. Evite sucos não pasteurizados e produtos lácteos e certifique-se de que todas as frutas e hortaliças estejam bem lavadas e livres de terra. 
 

Conselhos às gestantes na 6ª Semana de Gravidez

Você não sabe se deve continuar a praticar corrida durante a gravidez? Caso pratique esse exercício será bom mantê-lo enquanto se sentir bem. Se tiver o aval de seu médico, siga algumas recomendações: limite o exercício a 4 ou 5 km por corrida. Mantenha-se em sintonia com seu corpo e deixe de correr se não ganhar peso suficiente, se sentir náuseas durante a corrida ou se apresentar sinais claros de enfraquecimento. No último trimestre o ritmo de desenvolvimento da criança aumenta e você deve estar preparada para isso.