MyFeed Personalized Content
1 a 3 anos
Artigo
Add this post to favorites

Atividades físicas são importantes para o desenvolvimento físico e mental do seu filho

0
0 reviews

Conheça mais sobre a importância disso na vida do seu filho.

3mins para ler Abr 21, 2021

Se há uma coisa que as crianças têm, é energia - e às vezes tanta que fica até difícil acompanhá-las nas brincadeiras. Porém, essa energia toda pode e deve ser canalizada para algo positivo, principalmente para a saúde. Os exercícios físicos e seus benefícios são exaustivamente comentados na idade adulta, mas o que poucos dizem é sobre o quanto eles são importantes para as crianças e o seu desenvolvimento, não só físico como mental também. As atividades físicas devem ser incentivadas, mas antes disso, os pais devem estar atentos ao propósito delas e como elas devem ser desempenhadas.

Exercícios influenciam em índices importantes, como crescimento e peso

Diversos fatores são primordiais para a análise do desenvolvimento infantil, como os índices de crescimento e peso - e as atividades físicas são fundamentais para isso. Crianças que praticam atividades físicas são menos propensas a sofrer com a obesidade infantil, doença que chega a atingir mais de 2 milhões de vítimas por ano, e podem causar comorbidades, como a diabetes, hipertensão arterial e problemas com o colesterol. Além disso, exercícios fortalecem as estruturas articulares do corpo, ossos e músculos, o que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e melhora os níveis de crescimento. E não só: é possível melhorar a capacidade cardiorrespiratória, torna o corpo mais flexível, evita doenças e melhora a postura corporal.

Crianças fisicamente ativas são mais felizes e têm boa autoestima

Não é só o corpo que é beneficiado pelos exercícios: pesquisas indicam que crianças que fazem atividades físicas regulares são mais felizes e mais confiantes, além de desenvolverem uma melhora na autoestima. A saúde e o desenvolvimento mental dos pequenos é fundamental para seu pleno crescimento, e isso também faz parte dos benefícios de deixar seu filho se movimentar. A interação social proporcionada pelas atividades físicas feitas em grupo também proporciona ótimos benefícios, já que a criança adquire melhor capacidade de convívio social, desenvolve o trabalho em equipe e aprende a importância de partilhar. Já as atividades físicas individuais apuram a disciplina, a concentração e o foco, além de ajudar a lidar com frustrações.

Diversão em primeiro lugar

Apesar dos benefícios físicos e mentais serem importantes, a infância é o momento de se divertir e, por isso, a atividade escolhida deve ser prazerosa para o pequeno, ou pode ter o efeito contrário. Deixe que ele explore várias opções, principalmente esportes, e escolha o que mais combina com ele e o que o deixa mais feliz. A regularidade e a cobrança também devem ser medidas pelos pais, para que a atividade não se torne um peso, mas sim algo leve. Algo bem legal, por exemplo, é que os pais acompanhem os filhos na atividade: quanto mais gente, mais divertido fica.