MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Artigo
Add this post to favorites

Meu bebê chora muito antes de evacuar, mas não está com prisão de ventre

Saiba o que é disquesia e em qual idade ela aparece.

2mins para ler Jul 12, 2019

Este transtorno é mais comum do que você imagina, mas muitas vezes se confunde com prisão de ventre. Se o seu bebê tem dificuldades para evacuar, é provável que primeiro você pense que ele está com prisão de ventre, no entanto existe outro transtorno chamado disquesia. Já ouviu falar?
 
É comum confundi-los, uma vez que em ambos existem dificuldades para evacuar, mas existem algumas diferenças que a ajudarão a distingui-los:


Dificuldade para evacuar pode não ser prisão de ventre

  • Na prisão de ventre, as fezes são duras e causam dor ao serem expulsas.
  • No caso da disquesia, seu bebê fica vermelho, faz muito esforço, e chorará cerca de 10 minutos antes de evacuar: quando consegue evacuar, para de chorar e as fezes são moles.
     

Apesar do incômodo e do choro, pode ficar tranquila, pois a disquesia é um transtorno benigno e passageiro que não precisa de tratamento, nem intervenção de supositórios, laxantes ou outros medicamentos. Ela acontece pela falta de coordenação entre a pressão abdominal e a do esfíncter. Com o passar do tempo seu bebê aprenderá a relaxar o esfíncter nas evacuações e não sentirá mais dor.
 
É preciso que você saiba que a prisão de ventre é sintoma de uma doença, e não uma doença em si. E que é muito importante que você consulte seu profissional da saúde no caso do seu pequeno: ficar com prisão de ventre por vários dias, que seja um problema recorrente ou que as fezes do seu bebê apresentem sangue.