MyFeed Personalized Content
6 a 8 meses
Artigo
Add this post to favorites

Como educar seus filhos de forma sustentável

Veja como incluir a sustentabilidade na educação dos seus filhos

2mins para ler Jun 29, 2020

Sustentabilidade é um conceito cada vez mais presente nas casas e nas vidas das pessoas. Muitos já adotaram diversas atitudes sustentáveis em casa como redução do uso de descartáveis, reaproveitamento de materiais, separação do lixo para reciclagem e até mesmo mudanças no hábito de consumo. Mas, e quando a família ganha um novo membro? Como fica o planejamento? Tem como educar uma criança de maneira sustentável? Por onde devemos começar? Para te ajudar, preparamos uma lista com algumas dicas para você colocar em prática e saber como educar um filho sem abandonar o estilo de vida sustentável. Veja abaixo:

Dicas de como educar seus filhos de maneira sustentável

Fraldas ecológicas: muitas mães já são adeptas do uso de fraldas reutilizáveis e ecológicas integralmente ou em momentos específicos. Além de diminuir a quantidade de lixo, elas são mais baratas. Diferente das descartáveis, esse tipo de fralda é lavável e pode ser usada por meses. Há também quem use as reutilizáveis em casa e as descartáveis quando estão na rua, já que a primeira opção precisa ser embalada e armazenada até ser lavada em casa. Seja qual for a sua opção, vale a pena dar uma chance para esse tipo de fralda;

Consumo consciente: sabemos que roupas de bebê são pouco usadas e muitas vezes o bebê cresce muito rápido e perde muita roupinha. Por isso, que tal comprar de outras mães que estão desapegando de roupinhas, carrinhos, acessórios e até mesmo brinquedos que foram usado por poucos meses e estão em perfeita condição de uso?

Contato e respeito pela natureza: ensinar o seu filho a desde cedo respeito ao meio ambiente e estimular o contato com a natureza são lições muito valiosas e que com certeza ele levará para a vida.

Educação ativa e comunicação não-violenta: quando uma criança cresce e se desenvolve em um ambiente saudável e acolhedor, ela tem mais chances de crescer e se tornar uma pessoa com empatia, senso de justiça e ciente dos seus direitos e deveres dentro da sociedade.

Conforme a criança vai crescendo, os pais podem incluí-la na dinâmica familiar, ou seja, ensinar a separar o material reciclável; controlar o tempo de banho e de escovar os dentes para redução do gasto de água; incentivar troca de brinquedos e livros entre os amigos; e muitas outras atividades que podem variar de família para família.