Para adicionar esse conteúdo aos seus favoritos, você precisa fazerloginouse registrar para adicionar aos seus favoritos.
Como parar soluço de bebê: saiba o que funciona para acabar com o incômodo e o que é mito
O soluço em bebês é muito comum em recém nascidos e pode começar antes mesmo do nascimento. O soluço nada mais é do que contrações involuntárias dos músculos respiratórios e do diafragma do bebê. Por serem imaturos, esses músculos são estimulados e “irritados” com muita facilidade, gerando o soluço.
Normalmente, os soluços acontecem quando os bebês engolem ar enquanto mamam, quando o estômago fica muito cheio e quando estão com refluxo. No geral, esses episódios não são prejudiciais à saúde do bebê, mas quando atrapalham o sono ou a alimentação, é importante consultar o pediatra para entender as causas. Na maioria dos casos os soluços costumam ir embora com algumas dicas simples. Veja abaixo:
5 dicas de como parar soluço em recém-nascido e bebês
1. Colocar o bebê para mamar: caso ele não tenha acabado de mamar e esteja com o estômago cheio, você pode colocar o bebê para mamar. O ato de sugar ajuda a diminuir o reflexo do diafragma;
2. Colocar o bebê para arrotar na posição vertical: essa posição ajuda a diminuir os gases no estômago. Essa dica funciona para os bebês que costumam ter soluço logo após mamar;
3. Identificar quando o seu filho já está alimentado: quando o estômago do bebê fica muito cheio, ele pode ter soluços com mais facilidade. Por isso, é importante observar e saber a hora que deve parar de alimentá-lo;
4. Manter o bebê aquecido: quando as temperaturas caem, é comum que bebês tenham soluço. Por isso, sempre deixe eles com roupas apropriadas para a temperatura do ambiente que estão.
5. Colocar o bebê na posição correta ao amamentar: se o bebê não está pegando corretamente o bico do peito da mãe, ele vai engolir ar enquanto mama e isso pode causar soluços.
O que não se deve fazer em casos de soluço em bebês
Alguns mitos e simpatias sobre como parar o soluço não devem ser nem testadas em bebês. Sustos ou sacudir bruscamente não têm nenhum efeito comprovado e podem causar danos à saúde deles, com a Síndrome do bebê sacudido (pode causar danos cerebrais, lesões permanentes e até mesmo risco de vida), por exemplo.
Quando o soluço em recém-nascido precisa ser observado?
Normalmente, os soluços em bebês desaparecem sozinhos sem nenhum tratamento, somente com algumas dicas e o amadurecimento do diafragma e dos músculos respiratórios. Porém, caso os episódios de soluço atrapalhem o sono e/ou a alimentação do bebê, é importante procurar o pediatra que acompanha o seu filho. Isso pode ser um sintoma de refluxo intragástrico e precisa de acompanhamento médico.
Avaliações recentes
Média das avaliações
Avaliações do momento
-
5
-
4
-
3
-
2
-
1
- Ver mais comentários