Como reconhecer os sintomas do parto
Aprenda a distinguir quando realmente está por dar à luz.
Seu corpo está se preparando para o grande dia e, ainda que você não acredite, seu útero também. Quando está chegando ao final da gestação, você sentirá algumas coisas que, além de serem novas, te assustarão. A mais comum é sentir pequenas contrações no útero que parece já ter chegado a hora do parto. Fique tranquila! Muitas mães sentem isso e é normal, aqui explicamos a diferença entre os sinais quando estiver realmente em trabalho de parto e o que são as contrações Braxton Hicks.
Quais são os sintomas quando estiver pronta para dar à luz?
O trabalho de parto se caracteriza por dois sintomas que são fáceis de distinguir:
1. Contrações
Quando estiver por dar à luz, começará com contrações muito dolorosas que acontecem com frequência. Começam com intervalos longos, durante as primeiras horas as contrações podem acontecer a cada hora ou 45 minutos. Antes do bebê nascer, as contrações aumentarão sua frequência e, claro, serão muito mais dolorosas.
2. Rompimento da bolsa
O sinal mais comum de que a bolsa rompeu é que sentirá líquido, muito líquido (como se tivesse urinando sem perceber). Depois do rompimento, continuará perdendo líquido e começarão a aparecer as contrações.
Sintomas que NÃO são sinais de trabalho de parto:
- Segregação de mucosa
- Dor pélvica
- Dor na parte inferior das costas
Caso tenha algum destes sintomas, deve esperar um pouco para ver se começam as contrações (e, lembre-se, além disso devem ser dolorosas).
As contrações Braxton Hicks
Enquanto vai se aproximando o dia do nascimento, você pode sentir com mais intensidade o que se conhece como contrações Braxton Hicks. Estas contrações não significam que está entrando em trabalho de parto, mas acontecem quando o útero está se preparando para dar à luz e fica rígido (como uma pedra), mas normalmente não há dor intensa associada com esta contração. É normal se sentir desconfortável quando acontecem, mas se não forem doloridas, não tem com o que se preocupar.
As contrações que você vai sentir quando estiver por dar à luz são muito dolorosas, mas, por outro lado, são um sinal de que seu bebê está por nascer e está por chegar nos seus braços
Por que são chamadas Braxton Hicks, que tipo de nome é esse?
Sim, muitas mães se surpreendem quando conhecem o nome fora do comum destas contrações. Recebem este nome devido ao médico inglês que as descreveu pela primeira vez. Em 1872, John Braxton Hicks se dedicava a pesquisar as etapas avançadas da gravidez e observou que muitas mulheres sentiam contrações, inclusive sem estar próximo à data do nascimento.
Artigos relacionados