MyFeed Personalized Content
Gravidez
Artigo
Add this post to favorites

Como reconhecer os sintomas do parto

Aprenda a distinguir quando realmente está por dar à luz.

2mins para ler Jul 5, 2019

Seu corpo está se preparando para o grande dia e, ainda que você não acredite, seu útero também. Quando está chegando ao final da gestação, você sentirá algumas coisas que, além de serem novas, te assustarão. A mais comum é sentir pequenas contrações no útero que parece já ter chegado a hora do parto. Fique tranquila! Muitas mães sentem isso e é normal, aqui explicamos a diferença entre os sinais quando estiver realmente em trabalho de parto e o que são as contrações Braxton Hicks.

Quais são os sintomas quando estiver pronta para dar à luz?

O trabalho de parto se caracteriza por dois sintomas que são fáceis de distinguir:
1. Contrações
Quando estiver por dar à luz, começará com contrações muito dolorosas que acontecem com frequência. Começam com intervalos longos, durante as primeiras horas as contrações podem acontecer a cada hora ou 45 minutos. Antes do bebê nascer, as contrações aumentarão sua frequência e, claro, serão muito mais dolorosas.

2. Rompimento da bolsa
O sinal mais comum de que a bolsa rompeu é que sentirá líquido, muito líquido (como se tivesse urinando sem perceber). Depois do rompimento, continuará perdendo líquido e começarão a aparecer as contrações.

Sintomas que NÃO são sinais de trabalho de parto:

  • Segregação de mucosa
  • Dor pélvica
  • Dor na parte inferior das costas

Caso tenha algum destes sintomas, deve esperar um pouco para ver se começam as contrações (e, lembre-se, além disso devem ser dolorosas).

As contrações Braxton Hicks
 
Enquanto vai se aproximando o dia do nascimento, você pode sentir com mais intensidade o que se conhece como contrações Braxton Hicks. Estas contrações não significam que está entrando em trabalho de parto, mas acontecem quando o útero está se preparando para dar à luz e fica rígido (como uma pedra), mas normalmente não há dor intensa associada com esta contração. É normal se sentir desconfortável quando acontecem, mas se não forem doloridas, não tem com o que se preocupar.
 
As contrações que você vai sentir quando estiver por dar à luz são muito dolorosas, mas, por outro lado, são um sinal de que seu bebê está por nascer e está por chegar nos seus braços

Por que são chamadas Braxton Hicks, que tipo de nome é esse?

Sim, muitas mães se surpreendem quando conhecem o nome fora do comum destas contrações. Recebem este nome devido ao médico inglês que as descreveu pela primeira vez. Em 1872, John Braxton Hicks se dedicava a pesquisar as etapas avançadas da gravidez e observou que muitas mulheres sentiam contrações, inclusive sem estar próximo à data do nascimento.