MyFeed Personalized Content
1 a 3 anos
Artigo
Add this post to favorites

Desenvolvimento infantil: sabia que o bebê de 1 ano já tem raciocínio lógico?

0
0 reviews

O primeiro ano do bebê é muito importante, pois é nessa fase que a criança passa a compreender melhor o mundo e aprimorar seu raciocínio lógico.

3mins para ler Out 6, 2021

Não há nada mais gostoso para os pais do que acompanhar o crescimento de seu bebê. O desenvolvimento infantil é algo que deve ser acompanhado de perto, principalmente pelo pediatra, que analisa os primeiros degraus a partir de um índice, chamado curva de desenvolvimento. O primeiro ano do bebê é muito importante, pois é nessa fase que a criança passa a compreender melhor o mundo e aprimorar seu raciocínio lógico. Para acompanhar e calcular melhor o desenvolvimento do seu pequeno, entenda como funciona o desenvolvimento infantil nessa idade e quais as principais conquistas dessa fase tão importante na vida do bebê.

Formando palavras: as primeiras comunicações e o raciocínio lógico

Sabe aqueles pequenos sons e grunhidos característicos do seu bebê? Nessa idade, ele passa a dar adeus a essas comunicações e começa a ensaiar novas palavras e com o tempo, até mesmo pequenas frases. Os tão esperados “mamã” e “papá” podem surgir nessa fase, e agora ele vai começar a indicar com palavras as próprias vontades: fome, colo etc. Ele também já entende ordens e é capaz de pedir ajuda. Apesar do vocabulário reduzido, as crianças de um ano já possuem uma capacidade cognitiva ampliada. Elas são capazes de reconhecer objetos e indicá-los, fazem relações entre si e já têm noções de espaço e conseguem identificar o que é maior e o que é menor.

Conhecendo o mundo

Com 1 ano de idade, a criança está mais sociável e preparada para conhecer o mundo: os primeiros passos, que já estão surgindo, podem virar rapidamente pequenas corridas, escaladas pelos lugares e deslocamentos mais rápidos pelos lugares, o que pode deixar os pais de cabelo em pé! As risadas também são mais comuns nessa etapa: o bebê gosta de mostrar o que sabe, como mandar beijos e fazer “charme”, bater palmas e aprecia quando alguém se interessa pelas suas pequenas ações.

Brincando e aprendendo

Quando o assunto é brincadeira, eles adoram brincar de jogar tudo no chão! Apesar da bagunça, eles também adoram empilhar. Brinquedos como blocos de montar e bolas são boas opções para oferecer a crianças de 1 ano. Eles também amam jogar objetos para alguém e pegar de volta, como a bola.

E o sono, como fica?

Uma das maiores ansiedades das mães e pais é saber quando a rotina de sono dos filhos vai ser finalmente ajustada. Como estão acontecendo muitas mudanças com o bebê nessa idade, pode ser difícil para ele pegar no sono e finalmente adormecer. Para que isso aconteça com maior facilidade, é preciso preparar o ambiente: dar a mamada da noite já em local tranquilo, de preferência mais escuro, sem distrações como televisão ou celular e sem barulhos próximos.