Veja dicas para evitar que seu filho engasgue:
A partir de quando as crianças começam a caminhar, controlar cada um dos seus movimentos ou objetos que tocam, se torna praticamente impossível. E a asfixia por introduzir objetos estranhos na boca costuma ser muito comum entre as crianças de 1 a 5 anos de idade.
No entanto, o engasgo é completamente prevenível; basta tirar da sua visão e alcance todo objeto pequeno, e que possa ficar preso em sua garganta. Preste especial atenção nas idades que os brinquedos têm designado e não permita que seu filho brinque com aqueles que sejam para crianças maiores, pois podem conter peças muito pequenas.
A seguir, você encontrará uma lista dos objetos mais comuns e perigosos para as crianças portanto, as mantenha longe de:
- Moedas
- Botões
- Brinquedos com peças pequenas
- Bolinhas de gude ou bolinhas "muito pequenas"
- Bexigas
- Elásticos
- Tampas de caneta
- Baterias de relógio
- Ímãs
- Comida para cachorros
Existem alimentos que, igualmente, podem causar asfixia facilmente. De acordo com seu crescimento e desenvolvimento, as crianças não podem mastigar ou controlar com sua boca alguns alimentos - seja por sua forma ou dureza. Além disso, nesta idade as crianças comem brincando, saindo da sua cadeira e indo de um lado para o outro.
Por isso, é muito importante que esteja perto do seu filho quando ele estiver comendo, lembre a ele que deve mastigar corretamente e seja firme na hora de dizer que deve ficar sentado para comer. As crianças não devem correr, brincar ou fazer movimentos bruscos enquanto tenham comida na boca.
Se o seu pequeno tem menos de 4 anos é importante que você evite dar os seguintes alimentos para evitar uma asfixia:
- Salsichas
- Nozes e sementes
- Frutas secas
- Balas duras
- Pipoca
- Creme de amendoim (em grandes quantidades)
- Pedaços muito grandes de verduras cruas
- Goma de mascar
Apesar de ser uma “criança grande”, lembre-se: ficar atenta com os objetos que ele brinca e sua maneira de comer é a melhor maneira de prevenir um acidente!