MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Artigo
Add this post to favorites

Qual é a diferença entre intolerância e alergia alimentar?

0
0 reviews

Ainda que ambas compartilhem alguns sintomas, são diferentes. Saiba o por quê.

2mins para ler Jul 13, 2019

Veja a diferença entre intolerância e alergia alimentar

Atualmente, cada vez mais crianças apresentam intolerâncias e/ou alergias alimentares, o qual pode ser o início de uma série de desordens digestivas na idade adulta. Isso dependerá também de outros fatores, como histórico hereditário e o meio ambiente. Mas, você sabe qual é a diferença entre uma intolerância e uma alergia alimentar?
 
A intolerância alimentar não envolve o sistema imunológico e apresenta sintomas relacionados com a digestão inadequada de certos alimentos. Normalmente é causada pela falta de alguma enzima ou pelo consumo de algum tóxico/substância. Os sintomas comuns das intolerâncias são: náuseas, inflamação, dor abdominal e diarreia. Uma das intolerâncias alimentares mais conhecidas é a intolerância à lactose, em que a falta da enzima lactase dificulta a digestão da lactose (carboidrato do leite).
 
Por outro lado, a alergia alimentar é uma hipersensibilidade à certos alimentos, que envolve completamente o sistema imunológico. 90% das alergias alimentares em crianças são à proteína do leite de vaca, ovos, amendoim, soja, nozes, peixe e trigo.
 
Nas alergias, os sintomas costumam chamar muito a atenção, desde uma urticária (manchinhas na pele), mal-estar estomacal, até problemas respiratórios. Quando um bebê é alérgico a algum alimento e o consome, o sistema imunológico se encarrega de formar os anticorpos necessários para atacar o alérgeno (que, na maioria dos casos, são as proteínas contidas neles). O tratamento das alergias consiste em restringir completamente o alimento da dieta do seu bebê.  

Se você suspeita que o seu bebê tem alguma destas doenças, é importante consultar seu profissional de saúde para que ele possa dar um diagnóstico correto, além do tratamento adequado para a condição do seu bebê.