MyFeed Personalized Content
Gravidez
Artigo
Add this post to favorites

O meu primeiro mês de gravidez

0
0 reviews

Estou grávida de 1 mês!

3mins para ler Nov 9, 2017

Veja o que acontece com você e seu bebê no primeiro mês de gravidez

O seu futuro bebê se parece agora com uma pequena vírgula, com uma cabeça e alguns pequenos relevos que serão os seus futuros quatro membros. O cordão umbilical está se formando e a circulação entre o feto e a placenta está se estabelecendo.

Na realidade, o feto toma agora a forma de uma espécie de disco oval, composto por três camadas de células a partir das quais se vão originar as várias estruturas do corpo do bebê. A endoderme (camada interna) vai formar os órgãos do bebê, como o tubo digestivo, o fígado, o pâncreas e o sistema respiratório. A camada do meio vai formar o esqueleto, o coração, o sistema sanguíneo e os órgãos sexuais. A camada externa, ou ectoderme, vai resultar no seu sistema nervoso e órgãos sensoriais, bem como a pele, cabelo e unhas. No centro forma-se uma protuberância que corresponde à futura cabeça do bebê! No que diz respeito ao seu pequeno coração, desde o final da terceira semana ele já começa a bater sob a forma de um tubo cardíaco.

A partir daqui está tudo pronto para o que chamamos de "organogênese", que significa a criação dos órgãos internos e o início da circulação sanguínea. Essa etapa chave do desenvolvimento vai ocorrer durante a quarta semana.

Hábitos alimentares no primeiro mês de gravidez

Agora você deve prestar especial atenção a tudo o que come! Mas isso não quer dizer que deva comer por dois. Desde o início da sua gravidez suas necessidades nutricionais são diferenciadas. Para assegurar um bom desenvolvimento do seu bebê, converse com seu médico sobre a necessidade de aumentar o aporte de ferro e ácido fólico (vitamina B9).

Descubra quais suplementos vitamínicos e minerais tomar no primeiro mês de gestação

Se antes de engravidar você tinha uma alimentação variada e equilibrada, as suas necessidades em vitaminas e minerais devem estar normalmente cobertas.

Normalmente, os médicos recomendam a suplementação de ácido fólico, eventualmente ferro. Muitas mulheres têm deficiências alimentares. Hoje em dia as recomendações apontam para a suplementação de ácido fólico a todas as mulheres grávidas, ou às que desejam engravidar (por ex. durante a consulta pré-concepcional). Se existir falta de ferro, o seu médico pode também acrescentar uma suplementação. Mas atenção, você nunca deve, em qualquer circunstância, tomar suplementos vitamínicos ou minerais, sem consultar primeiro o seu médico.

Desde a concepção do bebê já se passaram quatro semanas e o peso do embrião já se multiplicou 10.000 vezes! E quanto a você, a ficha ainda está caindo – em nove meses você dará à luz um lindo bebê!