MyFeed Personalized Content
Gravidez
Artigo
Add this post to favorites

O meu quarto mês de gravidez

0
0 reviews

Estou grávida de 4 meses!

3mins para ler Abr 5, 2017

Veja o que acontece com você e seu bebê no quarto mês de gravidez

O seu bebê está cada vez mais ativo: até pode começar a senti-lo se mexer! Essas sensações, vão ser, a princípio, muito leves, como borboletas ou bolhas no estômago. Até pode acontecer que não sinta nada por enquanto. Tenha paciência... não vai demorar muito mais. O seu bebê pode agora abrir a boca, virar os olhos, franzir a cara e até levar o seu dedo à boca e chupar!

Os seus sentidos continuam se desenvolvendo. A sua retina está começando a funcionar. O seu sentido do tato está se desenvolvendo, graças aos "corpúsculos táteis", que são zonas sensíveis muito pequenas na pele. Vai ter de esperar pela 24ª semana para que experimente essa percepção tátil, já que só nessa altura o seu sistema nervoso terá alcançado maturidade suficiente. O seu sentido do olfato está se desenvolvendo pouco a pouco também, mas o seu bebê não vai conseguir detectar odores até entrar no sétimo mês. Vai também começar a aprender a saborear graças aos sabores do líquido amniótico, que variam em função dos alimentos que a mãe come. Finalmente, a partir da 15ª semana, o seu bebê vai começar a ouvir! Através do líquido amniótico vai identificar sons como o do seu coração, o do seu estômago e principalmente da sua voz. Pode começar a falar suavemente ao seu bebê para acalmá-lo, mesmo que ele ainda não seja capaz de perceber!

Hábitos alimentares no quarto mês de gravidez

Os enjoos e a aversão e repulsa a determinados alimentos do primeiro trimestre terão chegado ao fim: vai recuperar o prazer de comer e vai desfrutar dos alimentos. Pode ceder a caprichos, mas não exagere! No que diz respeito ao ganho de peso, não há uma regra rígida: tudo depende do seu peso corporal, do seu estado de saúde e do seu metabolismo... em média, o aumento de peso ideal será de 300 a 350 g por semana durante o segundo trimestre; o seu médico poderá te dizer o que é melhor para você.

Preste especial atenção ao seu aporte de iodo, que é um nutriente essencial para o bom funcionamento da tireoide. Esse mineral pode ser fornecido pela alimentação, principalmente com o sal de mesa iodado. Mas atenção: o sal não deve ser consumido em excesso. Não há qualquer vantagem em encher o seu prato de sal, é uma questão de encontrar o equilíbrio certo! Não hesite em pedir conselhos ao seu médico se quiser saber mais.

Vontade de comer doce no quarto mês de gestação

Sonhar com uma boa torta de morango ou uma apetitosa musse de chocolate durante a gravidez é muito comum. Mais uma vez, os responsáveis são essencialmente os seus hormônios. Deve ceder a esses ataques de fome e de desejo por doces? Sim, de tempos em tempos, mas apenas com bom senso, claro, e enquanto continua a fazer uma alimentação variada e equilibrada! Tome nota que, para satisfazer os seus desejos por doces, o ideal é optar por fruta fresca ou frutos secos, sobremesa à base de leite e iogurte natural. Prefira produtos "simples" em pequenas quantidades: por ex. coma um quadrado de chocolate amargo em vez de um bolo rico em gordura e açúcar.

O seu bebê está dentro de uma bolha na sua barriga e os seus órgãos vitais continuam a desenvolver-se a cada segundo que passa. Está impaciente para saber o sexo do seu bebê? Tenha paciência, a 2ª ultrassonografia já está marcada para o próximo mês!