MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Artigo
Add this post to favorites

Teste da linguinha: saiba por que ele é tão importante

0
0 reviews

Descubra a importância desse teste para a saúde do seu bebê e por que ele é tão importante.

3mins para ler Jul 5, 2019

Quando nasce um bebê, também nasce uma série de precauções a serem tomadas para garantir a saúde e a vida da criança. É muito importante que desde o início, o recém-nascido tenha o cuidado com vacinas e exames que são importantes para o bom desenvolvimento físico e mental do bebê. Um desses exames é o teste da linguinha, exame fundamental para analisar a saúde oral do recém-nascido. Descubra a importância desse teste para a saúde do seu bebê e por que ele é tão importante.

Para que serve o teste da linguinha?

O teste da linguinha é um exame padronizado, normalmente realizado por fonoaudiólogos e que tem por objetivo diagnosticar de forma precoce alguns problemas e limitações da língua, que podem ser causadas por deformações no frênulo lingual (aquela parte de baixo da língua, que muitos chamam de “freio”), levando à língua presa. Nos bebês, esse problema pode comprometer funções importantes como sugar, engolir, falar ou mastigar, prejudicando a alimentação e, posteriormente, a fala.

O exame é feito logo na primeira semana de vida, cerca de 48h após o nascimento ou entre os primeiros 5 a 6 dias de vida. É bom ressaltar que o exame é rápido e totalmente indolor para a criança.

Teste da linguinha: como é feito o diagnóstico e tratamento?

Durante o teste da linguinha, o fonoaudiólogo responsável observa como a língua se movimenta e como o freio está fixado. Normalmente, é feito quando o bebê está chorando ou durante a amamentação, já que algumas dessas alterações podem comprometer a pega do bebê. O resultado é obtido através de um protocolo seguido durante o exame e também pode incluir questões comportamentais do bebê que foram observadas pela mãe.

Dependendo do diagnóstico obtido, o fonoaudiólogo e o pediatra podem recomendar o início do tratamento indicado. Em alguns casos, se houver dano no frênulo, é realizada uma cirurgia para a correção do problema, chamada de frenectomia ou “pique no freio”, como é popularmente conhecida.

Qual a relação do teste da linguinha com a amamentação?

O teste da linguinha é muito importante, pois ele garante que a amamentação, fundamental do nascimento aos 6 primeiros meses de vida, não será prejudicada. Por isso, ele deve ser feito o mais cedo possível, pois é nele que se concentra a dificuldade ou não do bebê em sugar o seio. Se você suspeita que o seu bebê não tenha feito o teste da linguinha e está encontrando dificuldades na hora da mamada, procure a maternidade e/ou o pediatra o mais rápido possível.