MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Artigo
Add this post to favorites

Umbigo de recém-nascido: quais os cuidados necessários?

0
0 reviews

Confira o que é necessário saber para manter o umbigo do recém-nascido sempre limpo e seguro.

3mins para ler Jul 5, 2019

Quando um bebê nasce, são necessárias várias precauções para manter a saúde em dia. Um dos que costumam causar mais preocupação dos pais é o umbigo, que precisa de cuidados específicos até cair. É muito importante tratar desta parte do corpinho do bebê com bastante atenção, pois ele pode ser a porta de entrada para vários germes e acarretar riscos para a criança. Confira o que é necessário saber para manter o umbigo do recém-nascido sempre limpo e seguro.

No banho, atenção aos produtos utilizados

A hora do banho do bebê costuma ser temida por pais e mães de primeira viagem, mas na realidade só exige cuidado e atenção. Um dos itens que merecem um olhar especial é os produtos utilizados na higiene, como sabonetes por exemplo. Prefira sempre um sabonete neutro ou de glicerina, de preferência líquido para facilitar o banho. Faça movimentos suaves ao redor do umbigo e enxágue como de costume. Para secar, dê leves batidinhas com a toalha.

Na rua, higiene das mãos é essencial

Muitas contaminações podem ocorrer no momento da higienização, se as mãos do adulto não estiverem limpas de forma adequada. Procure lavar bem as mãos com água e sabão neutro ou, se não for possível, com álcool em gel. Evite lenços umedecidos, pois as fragrâncias podem causar algum processo alérgico. O ideal é limpar o local com algodão embebido em álcool 70%, com movimentos suaves e delicados.

Faça a higiene do umbigo a cada troca de fraldas

Há algum tempo, existia o mito de que, se mantido enrolado em um pano, o umbigo seria mais bonito, mas além de ser um mito, é extremamente prejudicial. O umbigo, quando muito abafado e sem a possibilidade de respirar, fica mais propenso à umidade e pode ser tornar um foco de infecções. Isso acontece, por exemplo, quando o bebê faz uso de fraldas durante um longo período de tempo. Para evitar que inflame ou infeccione, o recomendável é higienizar a área a cada troca de fraldas do bebê.

Mantenha os cuidados após o umbigo cair

A queda do coto, como é chamado o momento em que o umbigo finalmente cicatriza e cai, é perfeitamente normal. Porém, mesmo após a queda, o local deve continuar sendo higienizado com álcool e algodão, por no mínimo 15 dias. Ah, e se antes da queda o umbiguinho acabar sangrando em alguns momentos, não se assuste! É normal no processo de cicatrização. O importante é manter o local sempre limpo e deixar a barriguinha do bebê respirar durante todo o processo.