Feed icon
Artigo

Meu filho tem 1 ano, por que ele deve continuar consumindo uma alimentação especial?

Os nutrientes indicados o ajudarão a ter um desenvolvimento adequado.

2mins para ler Jul 18, 2019

Veja se seu filho deve continuar com uma alimentação especial

É comum escutar que, ao completar o primeiro ano de vida, seu filho já pode se incorporar à dieta familiar, no entanto, existem vários fatores que intervém nesta decisão, pois os nutrientes que ele precisa variam em cada etapa do seu desenvolvimento.

Por exemplo, ao iniciar a dieta dos pequenos, ainda não podem digerir vários nutrientes que contém o leite de vaca, mas uma criança de 5 anos já pode consumir o mesmo leite que os adultos.

Algumas famílias têm uma dieta alta em calorias que poderia desencadear uma padrão de super ingestão na criança, em outras palavras, pode aprender uma programação metabólica inadequada. O ideal é ensinar hábitos saudáveis nos primeiros anos de vida.

Alguns dos nutrientes mais importantes são:

  • O ferro é indispensável para uma produção apropriada de glóbulos vermelhos no sangue, para que o corpo do seu pequeno possa distribuir o oxigênio e para um desenvolvimento adequado. O ferro pode ser encontrado nos cereais para crianças especialmente adicionados com este mineral, diferentemente dos cereais para adultos.
O ferro pode ser encontrado nos cereais para crianças
  • O DHA é um nutriente que contribui para o desenvolvimento cerebral e visual das crianças. 
  • O cálcio é muito importante para que seu filho tenha ossos fortes, mas também ajuda a que seus tecidos e músculos funcionem adequadamente. A vitamina D ajuda para uma melhor absorção deste valioso mineral.
  • As proteínas auxiliam na parte estrutural dos músculos, tecidos, ossos, sangue, pele e cabelo.
  • Muitos produtos criados especialmente para crianças são criados especialmente para suprir suas necessidades exatas em cada etapa. Além disso, vem com as medidas especiais para sua idade.

Nesta etapa de descobrimento e exploração, seu pequeno pode ficar doente facilmente. Assim, incluir probióticos na alimentação pode ser uma boa opção, visto que contribuem na imunidade e na saúde do intestino.

Lembre-se que uma alimentação equilibrada, uma estimulação ideal e uma hidratação adequada, podem estimular seu desenvolvimento; no entanto, o tempo que você passar com ele e os momentos que se dedicar ao seu desenvolvimento emocional, completarão os pilares mais importantes para ter um futuro saudável.

Se deseja saber mais sobre a nutrição nos primeiros 1000 dias de vida, cadastre-se e receba mais informações!

As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o pediatra de seu filho para obter orientações individualizadas.