Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
bebê sorrindo

Bebê escova dentes?

Saiba como cuidar da saúde bucal do seu filho 

Quarta-feira, Julho 29th, 2020

O nascimento dos dentes do bebê costuma acontecer por volta do sexto mês de vida. Mas você sabia que os cuidados com a saúde oral dos pequenos deve começar logo após o nascimento, com cuidados específicos e que vão se adaptando à medida que os primeiros dentinhos começam a surgir? Para te ajudar, o Baby&Me preparou um guia com o passo passo dos cuidados. Veja abaixo:

Veja como cuidar da saúde bucal do seu recém-nascido

É importante ter em mente que mesmo durante os primeiros meses de vida do seu filho, é preciso cuidar da higiene bucal dele. Você deve estar se perguntando: ‘de que forma, já que ele ainda não tem dentes?’, não é mesmo? Calma, vamos explicar tudinho.

Enquanto o nascimento dos dentes do bebê ainda não acontece, você deve limpar e massagear o interior das bochechas, a língua e a gengiva. Use um paninho macio ou uma gaze umedecidos para a limpeza e repita duas vezes ao dia. Você também pode usar uma dedeira própria para essa limpeza, mas ela é recomendada apenas a partir do terceiro mês de vida do bebê.

O nascimento dos dentes do bebê é um marco no desenvolvimento do seu filho

Por volta dos seis meses, os papais e mamães começam a observar que a gengiva do bebê começa a ganhar um formato diferente, com pequenas elevações - normalmente, os primeiros dentinhos são os inferiores. Isso significa que os dentes estão prestes a romper a gengiva dos pequenos! A partir do momento que os primeiros dentinhos começam a aparecer, é recomendado usar uma escova de dente infantil, com cerdas macias.

Antes do bebê completar um anos de vida, a limpeza deve ser feita apenas com a escova e água potável. Quando completam um ano, os pais podem usar uma pasta dental infantil, que contém menor concentração de flúor. Mesmo própria para uso infantil, é importante ficar atento e evitar que os pequenos ‘comam’ a pasta dental - a quantidade correta para a limpeza bucal pode ser comparada a uma ervilha. A escovação deve ser feita com movimentos suaves e alcançar todos os dentinhos. Também é recomendado que os pais deixem o bebê segurar a escova e, quando conseguir, escovar ele próprio os dentes. Assim, ele já se acostuma com esse hábito. O ideal é que a escovação seja feita sempre após as refeições.

Veja quais são os principais sintomas de dente nascendo

O nascimento dos dentes costuma dar alguns sinais que os pais precisam ficar atentos. Veja quais são os principais:

  • Inchaço da gengiva: o local que o dente vai nascer começa a ficar avermelhado e levemente inchado.
  • Salivação/baba excessiva: nessa fase, o bebê costuma babar excessivamente;
  • Mordidas: instintivamente, ele aprende que morder alivia a pressão exercida nos dentinhos nascendo e, por isso, morde tudo;
  • Irritabilidade: o incômodo do nascimento dos dentes, o inchaço na gengiva e a dor causada podem deixar o seu bebê irritado por alguns dias ou mesmo semanas;
  • Febre baixa: o bebê pode apresentar febre baixa sem outro motivo aparente (garganta, resfriado, etc). A febre não costuma ultrapassar os 38ºC. Se passar dessa temperatura, procure o seu pediatra para orientação;
  • Perda de apetite: o seu bebê pode ficar incomodado com a comida, objetos e até mesmo com o seio da mãe durante essa fase.

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.