CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Bicicleta infantil: qual a melhor idade para começar e quais os modelos ideais?

Andar de bicicleta é uma atividade gostosa e com gostinho de infância. Isso porque a maioria de nós aprende a andar de bicicleta enquanto criança, e antes de ser um exercício, ela é uma brincadeira divertida e saudável.

Sexta-feira, Abril 16th, 2021

Mas com que idade os pais devem começar a ensinar os filhos a andar de bicicleta? Com rodinha ou sem rodinha? Equipamentos de proteção são necessários ou não? Qual modelo é o ideal? São tantas perguntas que fica até difícil de começar! Por isso, preparamos um guia com todas as informações para a primeira bike do seu pequeno.

 

Antes da bicicleta, treine com um triciclo

A grande maioria dos bebês já ganhou de presente algo semelhante a um triciclo. E eles adoram isso, já que é um meio seguro para que se locomovam de forma independente e com mais autonomia. A fase do triciclo é muito importante se você deseja ensinar seu filho a andar de bicicleta, pois a criança já estará se habituando aos movimentos de pernas que fará com os pedais, futuramente.

 

Com 3 anos de idade, uma bicicleta com rodinhas pode ajudar

Aproximadamente aos três anos, a criança já consegue ter desenvoltura suficiente com braços e pernas para mover os pedais e dirigir o guidão de acordo com a sua vontade. Porém, lembre-se: o modelo deve ter apoios laterais e uma altura que corresponda a idade da criança. O aro 10 ou 12 deve ser o ideal para crianças nessa idade. Também é importante se atentar para a altura do banco, que não deve ultrapassar 42cm.

 

Bicicleta sem apoio: autonomia chega em torno de 6 anos

Nessa idade, as crianças já conseguem desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio para se manterem em equilíbrio em uma bicicleta sem rodinhas, mas isso não dispensa de forma alguma o apoio dos pais, que deve ser indispensável. Não é essencial que a criança use equipamentos de proteção, mas pode ser recomendável se trouxer mais tranquilidade aos pais e responsáveis. Para crianças nessa idade, modelos que transitam entre o aro 16 e o 20 são os mais recomendados, lembrando sempre da altura do banco, que não pode ultrapassar 55 cm.

 

 

Não se desespere com as quedas

Quedas são inevitáveis e isso não deve ser motivo para desencorajar o seu pequeno. Caso não tenha causado algum machucado mais grave, incentive ele a retornar e tentar mais uma vez. Para garantir a segurança dele, sempre equipe a criança com capacete, cotoveleiras e joelheiras. Assim, o risco de acidentes é bem menor. E sempre leve a criança para praticar em local apropriado e seguro, sem carros ou muito movimento.

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.