A brotoeja em bebê é o nome popular que se dá à miliária, uma dermatite inflamatória causada por uma obstrução das glândulas sudoríparas, impedindo a saída de suor. Essa condição é muito comum em bebês e crianças e costuma se manifestar nas seguintes partes do corpo: pescoço, tronco, axilas e dobrinhas do corpo, formando pequenas bolinhas avermelhadas, chamadas de pústulas ou pápulas.
A brotoeja pode se manifestar em qualquer local do corpo do bebê e apresentar diferentes formatos dependendo da extensão do bloqueio das glândulas: bolhas pequenas, transparentes e sem inflamação visível são comuns quando atingem apenas a parte superficial da epiderme. Já bolhas maiores, avermelhadas e com sinal de inflamação indicam que a lesão é mais profunda. Apesar de não causar riscos ao bebê, essas lesões costumam causar bastante incômodo e deixar o bebê irritado.
Como evitar e tratar a brotoeja em bebê?
Apesar de ser uma condição bastante comum, principalmente em locais quentes e úmidos, existem algumas precauções que ajudam a reduzir a brotoeja nos pequenos. Veja abaixo:
- Secar bem o bebê após o banho, principalmente as dobrinhas do pescoço, axila, braço e virilha;
- Evitar deixar o bebê com excesso de roupa, principalmente nos dias mais quentes;
- As fraldas devem ser fixadas junto ao corpo, mas nunca apertadas demais;
- Evitar roupas apertadas, principalmente nos locais de maior propensão à brotoeja;
- Lavar a roupa do bebê com produto específico e separada dos outros moradores da casa. A pele deles é muito delicada e um sabão comum pode causar dermatite;
- Dar preferência a roupas de tecidos naturais, como algodão, por exemplo;
- Manter o ambiente sempre ventilado, principalmente nos dias mais quentes e úmidos;
- Manter o bebê bem hidratado.
O tratamento da brotoeja depende do local e extensão da lesão, mas casos leves costumam desaparecer sozinhos, principalmente quando o calor ameniza. Mas atenção! A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de talco antisséptico, pois há risco de aspiração pelo bebê. Uma opção mais segura indicada por pediatras é a pomada de óxido zinco puro.