Duas das maiores preocupações que nós mães temos sobre amamentar nosso filho são: Como saber se o meu bebê na verdade tem fome ou o seu choro é por alguma coisa a mais? Ele já está satisfeito ou por que parou? Para poder responder estas dúvidas é indispensável que saiba bem os sinais de fome e saciedade que o seu bebê dará nesta etapa tão importante.
Sinais do bebê amamentado
Desde o nascimento até os 4 meses de idade, se o seu bebê:
- Acorda e começa a fazer movimentos com a boca
- Suga sua mão
- Chora e se mostra incomodado
- Abre a boca em contato com o mamilo
- Está muito inquieto
Tudo isso significa que tem fome e é o momento de alimentá-lo. Se estiver no seu peito e a sua sucção for mais lenta pode indicar que quer mais alimento, então, ofereça o outro peito para que continue comendo até que demonstre que se sente satisfeito, e isso será demonstrado da seguinte maneira:
- Fecha os lábios
- Vira a cabeça para o outro lado
- Diminui a rapidez ou intensidade na sucção
- Para a sucção e tira o mamilo da boca
- Fica adormecido
Sinais do bebê de 4 a 6 meses
O bebê começa a mudar a maneira de se comunicar com você, pois quando tiver fome, além de chorar ou demonstrar irritação, ele pode:
- Sorrir ou olhar fixamente (ou à pessoa que cuida dele)
- Virar a cabeça para o seu peito quando você o carregar, para aproximar sua boca na altura do mamilo
Se, enquanto come, você percebe que o seu bebê começa a fazer barulhinhos com a boca, está expressando que tem mais fome, desta forma, ofereça o outro seio para que continue comendo até se sentir satisfeito, o que ele pode demonstrar assim:
- Diminui ou para de sugar
- Solta o mamilo
- Vira a cabeça para o outro lado
- Começa a se distrair ou dá mais atenção no que acontece ao seu redor
Ofereça leite materno ao seu bebê a livre demanda
Uma das melhores maneiras de assegurar que seu bebê está comendo o que precisa e quando precisa é através da amamentação a livre demanda. Isso significa que você deve oferecer o peito sempre que o seu bebê pedir e durante todo o tempo que pedir, ou seja, sem contar o número de mamadas de leite por dia, nem o tempo que demora em cada uma. Além disso, isso pode ajudar a aumentar sua produção de leite, já que a sucção estimula os hormônios encarregados de produzi-lo.
Lembre-se que todos os bebês são diferentes e nem sempre mostram os mesmos sinais, mas com o tempo você aprenderá a entender o que ele quer dizer com cada movimento ou balbucio.
Conte-nos: como você aprendeu a reconhecer quando o seu bebê está com fome?