Pré-escolar
Artigo
Add this post to favorites

Como identificar que seu filho precisa usar óculos?

Veja abaixo algumas dicas para ficar de olho no seu pequeno.

2mins para ler Abr 20, 2021

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, somente no Brasil, 50 milhões de pessoas possuem algum tipo de distúrbio de visão e que, cerca de 60% dos casos de deficiência visual e cegueira poderiam ser evitados caso com tratamento precoce. Por isso, é essencial que as crianças tenham acompanhamento oftalmológico desde cedo.

Assim que nascem, os bebês passam pelo teste do olhinho, que é feito por um pediatra capacitado. Com o teste sem nenhuma alteração, os bebês só precisam retornar ao oftalmologista quando completam um ano de idade e depois dos três anos, fazer um acompanhamento a cada dois anos, caso os pais não identifiquem nenhuma dificuldade visual na criança. Mas você sabe como identificar que o seu filho precisa consultar um oftalmologista?

Conheça 5 sintomas que podem sinalizar que o seu filho precisa usar óculos

  1. A criança aperta os olhos para enxergar: quando a criança aperta os olhinhos para enxergar, pode ser que ela esteja tentando melhorar o foco;
  2. Dores de cabeça frequentes: quando a criança reclama de dor de cabeça, principalmente na região da testa, nas aulas ao fazer os deveres de casa e até mesmo assistindo televisão, pode ser que ele esteja fazendo um esforço maior do que deveria para enxergar;
  3. Usar o dedo com apoio para a leitura: quando a criança usa os dedos para ler, pode ser que ela tenha dificuldade em focar as letras ou o espaço entre elas não seja perceptível. Fique atento!
  4. Andar com a cabeça baixa: crianças com dificuldade de focar objetos podem tropeçar facilmente por não identificarem possíveis obstáculos.
  5. Coceira nos olhos: esse pode ser um sinal de alguma inflamação nos olhos, como a conjuntivite, ou que seu filho tem feito muito esforço para enxergar.

Essas são algumas dicas para os pais identificarem na rotina da criança se ela apresenta alguma dificuldade de enxergar e não substituem o acompanhamento e diagnóstico médico especializado. Quanto mais cedo o problema for identificado, melhor para o seu filho, já que a dificuldade ao enxergar pode atrapalhar o desenvolvimento da criança, inclusive o processo de alfabetização.

Muitos pais ficam receosos dos filhos usarem óculos, mas hoje em dia, existem modelos específicos para crianças que não atrapalham eles brincar, correr, praticar esporte e todas as peripécias desses pequenos!

Caso perceba algum sinal de dificuldade oftalmológica, procure o pediatra e peça indicação de um oftalmologista pediátrico para consultar o seu filho.

Rate this article