Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Como posso saber se o meu bebê tem intolerância ao glúten?

Aprenda a identificar seus sintomas!

Quarta-feira, Julho 17th, 2019

Intolerância, alergia, sensibilidade ou doença celíaca? Aprenda mais sobre esta condição médica.

O glúten é uma proteína que está presente no trigo e outros grãos como a cevada e o centeio; ajuda os alimentos a manter sua forma e dá uma elasticidade ou uma textura mastigável. 

 
Embora seja encontrado em produtos assados e massas que contém farinha de trigo, cevada ou centeio, também pode ser encontrado em cereais, biscoitos e molhos, ou em alimentos como sorvetes, embutidos e salsichas.


A “alergia ao glúten” costuma ser um nome inapropriado, pois realmente se trata de uma hipersensibilidade ao trigo (o glúten é um de seus componentes); é uma reação alérgica de efeito imediato, causada quando o sistema imunológico do corpo reage contra as proteínas do trigo após ser consumido.


O trigo é uma das oito alergias alimentares mais comuns, as outras são causadas por:  

  • A proteína do leite de vaca
  • O ovo
  • A soja
  • O amendoim
  • As nozes
  • O peixe 
  • Os mariscos 



Se o seu filho tem alguma alergia alimentar, é provável que tenha urticária ou inchaço imediatamente e que se repita toda vez que consumir a comida que o provoque.

 
No entanto, é importante lembrar que seu bebê pode ter estes sintomas e alguns outros como diarreia, cólicas e gases, sem que estejam relacionados com alguma alergia e/ou intolerância; por isso é indispensável que consulte seu profissional de saúde para ter um diagnóstico correto.


Apesar de que os bebês podem estar expostos ao glúten antes dos seis meses, através do Leite Materno, e depois através da Alimentação Complementar, a porcentagem de lactantes com algum tipo de reação alérgica costuma ser muito baixa.



Intolerância ou alergia?

Com a intolerância, geralmente se apresentam vômitos, diarreia ou mal-estar estomacal; a alergia ao glúten causa urticária e inchaço, cãibras abdominais, diarreia ou prisão de ventre. 


Mesmo não existindo exames precisos para determinar a intolerância ou sensibilidade ao glúten, a maioria dos profissionais de saúde recomendam uma “dieta de eliminação”, retirando completamente os alimentos de trigo e outros grãos durante uma ou duas semanas para saber se são o que causam os sintomas; depois continua um breve período de reintrodução para comprovar que realmente são a causa.



Doença celíaca

Uma reação mais séria é a doença celíaca, uma enfermidade autoimune e crônica, causada pelo consumo de glúten. Se diferencia de uma alergia porque, neste caso, o corpo se ataca a si mesmo em muitas áreas, principalmente nos intestinos, e a eliminação completa do trigo na dieta pode resolver os sintomas. 


A doença celíaca pode causar diarreia, dor abdominal, prisão de ventre, pouco aumento de peso ou dores nas articulações e erupções cutâneas. Também pode ter inchaço, cãibras abdominais ou dor e dificuldade de defecar.


Se você tem dúvidas sobre as reações que seu bebê tem após consumir alimentos com glúten, sugerimos falar com seu profissional de saúde, quem poderá fazer os exames necessários para dar um diagnóstico correto e o tratamento adequado.
 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.