Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
crianças brincando

Conheça a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo do seu filho

Brincar, além da divertido, é importante para o desenvolvimento do seu bebê 

Quinta-feira, Maio 7th, 2020

Livros infantis, brinquedos e músicas fazem parte do universo lúdico das crianças. E é por meio de brincadeiras que elas aprendem e vivem o mundo. Durante a infância, tudo é novidade, divertido e se torna aprendizado. Diferentes sons, luzes, cores e movimentos são instigantes e captam rapidamente a atenção dos pequenos. Por isso, pais e responsáveis devem sempre ter em mente que a importância do brincar vai além da diversão. É através dela que o seu bebê vai desenvolver a capacidade cognitiva, motora, visual e tudo mais. Você pode estimular o seu filho com livros infantis, ter um tapete para o bebê brincar enquanto fica no chão e até mesmo criar uma playlist com músicas próprias para a idade. Para bebê brincar basta os pais entenderem quais são as suas preferências e estimular o filho. Veja abaixo qual a importância do brincar e quais habilidades ele pode desenvolver.

1. Desenvolver atenção e autocontrole Desde empilhar blocos ou encaixar objetos até montar quebra-cabeça com muitas peças, as brincadeiras são ótimas formas de reter a atenção das crianças. Vale lembrar que as brincadeiras precisam ser compatíveis com a idade da criança. Caso contrário, ela não vai se interessar. Outro ponto importante é respeitar o limite de concentração de cada um. Aos poucos, com o desenvolvimento do seu filho, ele vai naturalmente aumentando o tempo de foco.

2. Desenvolver raciocínio estratégico Durante tentativas, erros e acertos, as crianças, aos poucos, começam a entender o que precisam fazer para acertar e assim vão criando as próprias estratégias para alcançar o objetivo.

 

3. Compreender regras e limites Ao aprender as regras de um jogo e o que ela pode fazer ou não, a criança entende como limites funcionam na sociedade. Entende também sobre como regras podem fazer com que os seus direitos e dos outros sejam respeitados.

 

4. Desenvolver a consciência corporal Bater palmas, puxar um carrinho ou até mesmo aprender a dar cambalhota são brincadeiras que ensinam ao seu filho que o corpo dele é vivo e que ele pode fazer inúmeros movimentos e atividades com ele. Além disso, durante as tentativas e erros, o seu filho também aprende sobre limites do corpo, o que pode machucá-lo e que ele precisa ficar atento para não acontecer de novo.

 

5. Desenvolver a criatividade e imaginação Criar um castelo com lençol apoiado nas cadeiras ou usar uma escova de cabelo como microfone faz com que o seu filho estimule a criatividade. Para desenvolver essa habilidade nos seus filhos, você não precisa de muito. Eles conseguem transformar potes, galhos ou qualquer outro objeto em brinquedos.

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.