Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Conselhos para pais de primeira viagem

Alguns conselhos para tornar mais fácil a tarefa de ser pai

segunda-feira, Julho 15th, 2019

Ter um bebê é lindo, mas nem sempre é fácil, aqui apresentamos alguns conselhos que podem ajudar. 

Parabéns, papai! Chegou a hora! Finalmente estão em casa com seu bebê! E agora?
 
Quantas vezes devem trocar a fralda? Quanto ele deve dormir? Qual é o choro de fome, de dor ou de irritação? Estará bem assim ou precisa de mais mantas?

Fiquem tranquilos! Tudo ficará bem, com certeza estão pensando que este é um momento muito diferente em suas vidas e é normal que não saibam 90% das coisas, nenhum bebê vem com manual de instrução para ser mãe ou ser pai.

Para ajudá-los com todas estas dúvidas, criamos este artigo que esperamos que seja útil. 


Pontos para levar em conta:

  • Aproveitem o momento

É claro que muitas perguntas virão às suas cabeças constantemente, mas não se esqueçam que estarão vivendo um momento maravilhoso, portanto, deixem as preocupações de lado e tratem de aproveitar completamente esta época como mãe, pai e companheiro.

  • Pedir ajuda não faz mal 

Certamente dentro do seu grupo de amigos ou até mesmo na família, os irmãos ou os primos já foram pais e, obviamente os avós do bebê, então, sem problema algum, corram atrás deles para tirar todas as suas dúvidas. Lembrem-se o que nos diziam na aula “nenhuma pergunta está fora do lugar”, sem rodeios podem dividir todas as suas preocupações. 

  • Comuniquem-se como casal 

A chegada do bebê mudará a dinâmica do casa, haverá menos tempo para estarem sozinhos e com tanta atividade, também não terão muita energia, por isso é importante manter a comunicação o tempo inteiro, falar como se sentem e o que precisam, isso os ajudará a se entender melhor e fortalecer sua relação.


O que devem saber:

  • Como segurá-lo? 

Agora o bebê é muito delicado e você deve segurá-lo com muito cuidado, sem movimentos bruscos e apoiando sua cabecinha o tempo inteiro. É conveniente sustentar sua cabeça e a coluna cervical, colocando a mão no pescoço do bebê. Existem muitas técnicas para carregá-lo, mas o importante é que tanto o bebê, como vocês, devem se sentir confortáveis, tentem não agitar o bebê, já que a sustentação da sua cabecinha ainda está se desenvolvendo. 

  • Como fazê-lo dormir?

Quando fizerem o bebê dormir, assegurem-se de acomodá-lo de barriga para cima ou de lado para evitar a morte súbita.
Enquanto estão acordados, os bebês podem permanecer recostados sobre sua barriga. Esta postura os ajuda a ter um melhor controle encefálico e a exercitar os músculos necessários para manter-se sentados, virar seu corpinho, se arrastar, engatinhar, ficar de pé etc.

  • Estabeleçam uma rotina para o bebê 

As necessidades de um recém-nascido são muito simples, basicamente incluem comida, sono, brincadeiras e mimos. Quando estabelecem uma rotina para estas atividades, a vida se torna mais fácil, já que assim o bebê sabe o que esperar e quando. Por exemplo, sempre o alimente no mesmo horário e depois coloque-o para dormir; ou as mesmas brincadeiras depois do banho etc., tudo dependerá de suas próprias atividades. 

  • Horários das refeições 

Nesta fase, o bebê precisa comer constantemente para poder se desenvolver de forma adequada, mas sugerimos que ofereça alimento a cada duas ou três horas.  
Outro ponto importante é que o leite materno é o alimento idôneo para o recém-nascido e se recomenda que seja exclusivo até os seis meses, tentando estendê-lo o máximo possível.

  • Perda de peso durante os primeiros dias

Uma preocupação comum dos pais é quando percebem que os pequenos, somente alguns dias depois de chegar em casa, perderam peso. Isso se deve quase sempre por uma perda de líquidos “extra” que acontece depois do parto e é algo normal.


Cuidado do umbigo 

Outra preocupação quando se tem um recém-nascido em casa é o cuidado do umbigo e a cura do cordão.
 O que os profissionais de saúde recomendam é que se troque a fralda e limpe a região, usando gaze esterilizada, umedecida em álcool. É necessário que o umbigo esteja sempre seco e que não roce a fralda para não causar irritações.

  • O que fazer quando seu bebê chorar? 

Algo que sempre preocupa os pais de primeira viagem é o choro do bebê, já que não pode se expressar com palavras e precisa de alguma coisa ou algo o incomoda, só pode fazer chorando. É importante diferenciar quando se trata de um choro de fome, dor, incômodo etc. Alimente, veja sua fralda e a temperatura do seu corpo, si tudo estiver em ordem e ele continua chorando, talvez só precise se acalmar um pouco, pegue no colo enquanto o balança suavemente, dê um passeio tranquilo pelo quarto enquanto fala com ele, fazendo uma massagem.

  • Como organizar as visitas ao bebê?

Algo que acontece quando há um recém-nascido em casa são as visitas dos familiares e amigos para conhecê-lo. O recomendável é que as visitas sejam restritas para evitar a exposição desnecessária a bactérias e vírus que possam deixá-lo doente, bem como uma possível hiperestimulação no bebê e na mãe.


 


Por que o pai é importante? 

A paternidade já não é como antes e o pai se tornou muito importante na criação e apoio dos filhos, em especial quando são pequenos.
Deixamos alguns conselhos que podem ajudá-lo:

  • Fortalecer os laços de pais e filho

O pai tem um papel fundamental na criação do bebê; use seu tempo para criar laços indestrutíveis com seu filho. 
Se a mãe já não está alimentando o pequeno, pode ser o pai que comece a alimentá-lo e aproveitar este tempo para desenvolver a linguagem conversando com ele. Não achem que seu filho não receberá todas essas informações por não poder responder, ao contrário, o bebê terá maior estímulo graças a esta aproximação.

  • Papai canguru 

Algo que ajuda muito os bebês, em especial os recém-nascidos, é a técnica de pai canguru. Uma vez avaliada a saúde e estabilidade do bebê recém-nascido, entra em prática o papai canguru, que, através da ajuda de uma faixa, sustenta seu pequeno contra o peito em contato com sua própria pele, enquanto a mãe se recupera do parto. Desta forma, o pai se torna parte ativa no nascimento e criação e ajuda ao bebê, já que o contato com a pele previne complicações e fortalece os laços.

Também é responsabilidade do pai trocar a fralda, dar banho no bebê ou passar pomada, estes são momentos que reforçam os laços entre pai e filho.

O mais importante é saber que este pequeno somente espera todo o amor que vocês têm por ele e podem dar, por isso, confiem em seu instinto paternal e vivam este maravilhoso momento plenamente.


Você gostaria de receber mais informações úteis como esta?
Seja parte da nossa comunidade e receba mais informações!
 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo

Vamos Começar!

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.