CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X

Crianças com intolerância a lactose: como fazer com que o meu filho não se sinta deslocado em eventos

A intolerância à lactose é uma condição mais comum do que parece: mais de 2 milhões de brasileiros convivem com essa restrição alimentar, causada pela incapacidade do organismo em digerir o açúcar de produtos lácteos pela deficiência da enzima lactase no corpo.

Quinta-feira, Março 25th, 2021

Em crianças, ela é muito mais evidenciada, mas ao mesmo tempo se torna uma questão complicada: como dizer ao meu filho que ele não pode comer o bolinho de aniversário na festa do coleguinha? A inclusão em certos espaços e ambientes pode trazer um mal-estar tanto para os pais, quanto para a criança, podendo até mesmo interferir em sua saúde emocional. Saiba como enfrentar o problema e ajudar seu filho a lidar com a própria restrição alimentar em eventos públicos

 

Seja sincero com o seu filho

O primeiro passo para garantir que a criança não se sinta deslocada ou excluída dos espaços é uma conversa franca e sincera. Explique para o seu filho que ele tem uma restrição alimentar séria e que não comer certos tipos de alimentos é uma questão de saúde. Seja verdadeiro sobre a gravidade da situação, mas sem vitimismo: a intolerância à lactose deve ser tratada de maneira natural, sem alarmismo, para que a criança entenda que pode levar uma vida tão comum quanto qualquer outra.

 

Diálogo na escola é fundamental para inclusão social da criança

Quando se está na fase escolar, a grande maioria dos eventos dos quais a criança participa se resumem a este espaço: festas juninas, da primavera, lanches coletivos, festas de fim de ano e etc. Por isso, é essencial que um diálogo franco se estabeleça entre a família e a escola. Converse com os professores, coordenadores e diretores sobre a restrição alimentar do seu filho e pensem em conjunto o que pode ser feito para garantir o bem-estar da criança dentro da escola - e inclusive mantê-la protegida enquanto ela está lá para que não corra nenhum risco de saúde. A própria escola poderá oferecer opções sem lactose em seus cardápios coletivos, ou, se for o caso de cada aluno levar um prato, explique que o prato de seu filho é especialmente feito para ele e que ele só poderá comer aquilo que levar. O diálogo sincero é sempre a melhor opção, tanto para a escola quanto para a criança.

 

Festa infantil: que tal conversar com os pais do aniversariante?

Festas infantis costumam ser o maior temor de pais de crianças intolerantes à lactose: a tentação dos bolos, doces e salgados sendo consumidos por todas as crianças pode acabar com a festa do seu filho - literalmente. Uma opção interessante pode ser conversar com os pais da criança aniversariante e explicar a situação. Pergunte se haverá alguma opção não-alérgena para a criança e se não houver, se ofereça para levar algum prato doce ou salgado sem lactose para a criança. Leve de casa também o próprio pedaço de bolo do seu filho e os próprios talheres descartáveis, para evitar a contaminação cruzada.

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
avatar
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.