Feed icon
Programa Nutricional

Como ocorre o desenvolvimento do feto

Como o feto se desenvolve

3mins para ler Nov 9, 2017

Como o feto se desenvolve

A gestação é uma época empolgante, cheia de mudanças e expectativas. Seu filho está crescendo a cada mês, preparando-se para chegar ao mundo, e em cerca de 40 semanas estará pronto para a estreia.

Essas 40 semanas se dividem em três períodos de três meses denominados de trimestres, e cada trimestre é repleto de impressionantes marcos de desenvolvimento.

1º trimestre

O primeiro trimestre é uma época incrível, na qual um embrião de uma só célula cresce rapidamente até se tornar um feto, com todos os principais sistemas e órgãos.

1º mês

A concepção geralmente ocorre no meio do ciclo menstrual. Lembre-se, contudo, de que, ao calcular a época prevista do parto, o médico adicionará 40 semanas à data do começo da última menstruação. A partir do primeiro dia após a fertilização, o minúsculo zigoto (originado da união entre o espermatozoide e o óvulo) passa por rápida divisão celular e multiplicação, percorre as trompas de falópio e se torna um embrião quando chega ao útero.

2º mês

Nesse estágio, o embrião está a caminho de se transformar em um pequeno ser humano. Os principais órgãos já começaram a se formar. O feto já possui dedos nas mãos e nos pés.

3º mês

O embrião agora se tornou um feto e tem aproximadamente o tamanho de uma uva. Apresenta todos os sistemas e órgãos e começa a se movimentar. Com estímulo, pode mover os olhos, abrir a boca e flexionar os dedos das mãos e dos pés. A função cerebral também já tem início. A cabeça do feto fica mais arredondada e o cérebro, os nervos e os músculos começam a funcionar.

2º trimestre

Os órgãos do feto começam a se desenvolver e amadurecer. Ele tem o tamanho aproximado de uma laranja e está coberto de uma substância branca e cremosa que protege sua pele da exposição ao fluido amniótico. Como ocorre com muitas mulheres, você talvez sinta muita energia, força e felicidade durante esse período. É possível que já não sinta tantos enjoos matinais, e a barriga começa a aparecer.

3º trimestre

Nos últimos dois meses de gestação, os cinco sentidos do feto já estão completamente desenvolvidos. De fato, nesse período ele apresenta grande progresso de desenvolvimento físico, social e cognitivo.

Desenvolvimento físico

  • O feto faz movimentos coordenados de sugar.
  • Engole fluido amniótico, que introduz os diferentes sabores da dieta da mãe.


Desenvolvimento social

  • O feto ouve as pessoas quando falam e distingue alguns sons de suas vozes.
  • Reconhece músicas tocadas repetidamente.
  • Os gêmeos podem interagir no útero.


Desenvolvimento cognitivo

  • O feto explora as próprias mãos e o rosto através do toque.
  • Reage a sons com movimentos e com a alteração dos batimentos cardíacos.
  • Sua atividade cerebral também se altera em reação aos sons.


É essencial o acompanhamento médico durante todo o período pré-natal, com a realização de consultas periódicas, exames etc. Isso é muito importante para a saúde da mãe e do bebê, tornando a gravidez mais segura. Sempre que tiver dúvidas, não hesite em procurar seu médico.