Um dos momentos que geram mais dúvidas quando você é mãe de primeira viagem é o desmame. Quando? Como? A quem peço ajuda? Estou fazendo direito? Contamos aqui os pontos mais importantes deste processo.
O que é o desmame?
O desmame começa quando, além do Leite Materno, você começa a incluir outros alimentos ao seu bebê. Estes alimentos complementares vão substituindo aos poucos o Leite Materno, até finalmente fazer por completo.
Quando é recomendado iniciar o desmame?
O desmame pode acontecer naturalmente à medida que a alimentação complementar ganha terreno a partir dos 6 meses. Chega um momento em que o bebê prefere as papinhas ou outro tipo de comida e perde o interesse em mamar no peito. Se esse é o seu caso, perceberá facilmente.
Sua decisão como mãe geralmente vem com suas outras responsabilidades, como por exemplo, o horário de trabalho.
A Organização Mundial da Saúde recomenda amamentar até os 2 anos, mas cada mãe é quem decide até quando deseja e pode amamentar.
Dicas para iniciar o processo:
- Pule mamadas e ofereça outras opções.
- Encurte o tempo de cada mamada.
- Distraia-o quando ele pedir leite. Quando sentir fome novamente ele aceitará outro alimento com mais facilidade.
- Para algumas mães ajuda quando outro familiar oferece algum outro alimento ou leite, na hora que normalmente você amamentava.
Como oferecer alimentos complementares?
Um dos pontos chave do desmame é como começar a alimentação complementar. Você pode iniciá-la a partir dos 6 meses e o ideal é ir fazendo aos poucos, sem deixar de amamentar completamente.
Aos pouquinhos vai acrescentando cada vez mais alimentos nutritivos complementares, ao mesmo tempo vai dando menos peito.
6 meses
• Textura: purê ou papinha extra suave
• Inclua: frutas, verduras, cereais, carnes (escolha somente uma e evite beterraba ou espinafre)
7-8 meses
• Textura: purê, picado pequeno, amassado
• Inclua: leguminosas
8-12 meses
• Textura: pedaços pequenos
• Inclua: derivados do leite, ovo e peixe
Aos 12 meses já pode incluir o seu bebê à mesa familiar. O que significa isso? Que ele está pronto para comer o mesmo que toda a família come, em porções de acordo com seu estômago, claro, não se esqueça que ele se sacia muito rápido.
É importante que, ainda que já coma de tudo, continue tomando leite. Se já não puder amamentar, procure substituir por leites de crescimento. Seu sistema digestivo ainda não se desenvolveu 100% e ainda não pode processar o leite de vaca.
Receba mais conselhos sobre alimentação para o seu bebê.
Cadastre-se e faça parte da comunidade!