CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar eLearn Article
X
Benefícios da atividade física na gravidez

Porque é que 30 minutos por dia podem ter um impacto para toda a vida

Está grávida, logo, tem de repousar e evitar fazer exercício, certo? Errado! A ideia comum de que o exercício durante a gravidez pode prejudicar o seu bebê já foi desacreditada. De facto, o oposto é verdadeiro e fazer um pouco de atividade física moderada – mesmo que seja só um passeio à volta do jardim – traz muitos benefícios para si e para o seu bebê.

Veja os benefícios da atividade física na gravidez

Está grávida, logo, tem de repousar e evitar fazer exercício, certo? Errado! A ideia comum de que o exercício durante a gravidez pode prejudicar o seu bebé já foi desacreditada. De facto, o oposto é verdadeiro e fazer um pouco de atividade física moderada – mesmo que seja só um passeio à volta do jardim – traz muitos benefícios para si e para o seu bebé.

5 excelentes benefícios da atividade física quando realizada pelo menos 30 minutos por dia, 5 vezes por semana

1. Ajuda a controlar o seu ganho de peso na gravidez.

2. Pode melhorar a sua disposição!

3. Pode ajudar a ter um parto mais curto.

4. Pode tornar o parto mais fácil graças à musculatura fortalecida e à melhor forma cardiovascular.

5. Pode ajudar a melhorar a sua saúde e nível de fitness.

 

Não precisa de desistir 

O tipo de exercício que faz durante a gravidez tem tudo a ver com o que fazia antes de engravidar. Se for saudável e tiver feito exercício e mantido em forma desde sempre, não há necessidade de parar agora. Confirme com o seu profissional de saúde, mas é provável que possa continuar com a sua rotina e nível de intensidade habituais durante a maior parte da sua gravidez.

 

Mexa-se mais, sente-se menos 

Se levava uma vida mais sedentária antes de engravidar, pode ser a melhor altura para se começar a tornar ativa. Na verdade, muitos especialista recomendam-no porque existem muitos benefícios ao começar a fazer atividade física! Talvez seja melhor escolher uma atividade mais suave, como nadar ou caminhar, e ir aumentando gradualmente a duração e frequência dos seus exercícios. Fale dos seus planos com o seu profissional de saúde.

 

O que evitar e o que adaptar

Mantenha-se longe de atividades nas quais possa cair ou lesionar a área abdominal. Por isso, ciclismo, basquetebol, futebol, equitação, kickboxing e ski, vão ter de ficar de fora. Mas atividades aeróbicas, spinning, nadar, correr e andar (com pequenas alterações que sejam necessárias) podem ser praticadas.

 

É importante evitar exercícios que envolvam ficar deitada de costas durante o segundo e terceiro trimestre. A razão para isto é que o peso do seu cada vez maior bebê exerce pressão sobre os vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao seu coração e isso pode fazê-la sentir desmaios. Se faz uma aula na qual alguns exercícios são feitos de costas, peça alternativas ao seu instrutor.

 

A medida que o seu bebê cresce e se começa a sentir mais pesada, é provável que tenha de fazer pequenos ajustes à sua rotina de treino, mas não precisa parar completamente. Tente agachar em vez de saltar nas aulas de aeróbica, ajuste a posição da bicicleta no spinning e corra em superfícies suaves e planas para reduzir o risco de tropeçar. 

 

Avalie a possibilidade de participar aulas de ioga e pilates para grávidas – além de serem planeadas especificamente à sua medida, e a do seu bebê em crescimento, elas permitem-lhe conhecer outras futuras mães, o que pode ser mais divertido e motivador!

 

Comer, beber e manter um estilo de vida ativo na gravidez

Manter-se ativa, combinado com um alimentação saudável e equilibrada, pode ajudá-la a manter o seu aumento de peso controlado. Alimentos ricos em nutrientes, contendo proteína, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, não só ajudam a um desenvolvimento e crescimento saudáveis do seu bebê, como lhe dão a energia de que necessita para se manter ativa.

Saiba quais as vitaminas e nutrientes essenciais para uma gravidez saudável

 

É fácil ficar sobreaquecida quando faz exercício, por isso assegure-se que tem sempre uma garrafa de água por perto, durante e após a atividade física. Além da água de que precisa para se exercitar, tente beber cerca de 2 litros de fluidos todos os dias – cerca de oito xícaras.

Do you find this article helpful?
  • Insuficiente
  • Suficiente
  • Comum
  • Boa
  • Muito bom

Become a My first 1000 Days Club Member

Motherhood comes with countless question. We are here to help you find answers and make every one of your baby's first 1000 days count.

Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.