CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar eLearn Article
X

Dicas para a hora de ficar de barriga para baixo

Exercício de barriga para baixo

O objetivo é que ele fique de barriga para baixo cerca de 1 hora por dia ao completar 2 meses. Entretanto, esse total deve ser dividido em períodos mais curtos no decorrer do dia. Observe as 7 dicas abaixo, e aos poucos seu filho desenvolverá músculos cada vez mais fortes!

 

1. De barriga para cima para dormir

É importante que a criança fique de barriga para baixo enquanto estiver acordada. Entretanto você deve sempre colocá-la para dormir virada para cima. Essa posição reduz as chances de síndrome da morte súbita infantil (SMSI). Felizmente, nos últimos 30 anos, houve redução do número de casos de SMSI em todo o mundo. Sempre coloque seu filho para dormir de barriga para cima, a fim de ajudar a evitar a SMSI.

 

2. Comece cedo

Mesmo quando ele é só um frágil recém-nascido, ficar de barriga para baixo pode ajudar seu filho a fortalecer gradualmente os músculos da cabeça, do pescoço e dos ombros. Ele vai precisar desses músculos fortes para desenvolver certas habilidades motoras, como engatinhar.

 

3. Escolha a hora certa

Provavelmente seu filho aproveitará mais o tempo de barriga para baixo quando ele estiver alerta. Nos primeiros dias, isso não vai acontecer com muita frequência, então aproveite as oportunidades conforme elas aparecerem. Geralmente, um ótimo momento para isso é depois de trocar a fralda ou de a criança acordar de uma soneca. Se seu filho estiver cansado, com fome ou manhoso, não o pressione. Faça-o tirar uma soneca, alimente-o se estiver com fome ou cante para ele dormir e tente novamente mais tarde. Inclua na rotina diária a hora de ficar de bruços.

 

4. Prepare-se para a ação

Pode ser difícil imaginar que isso vá acontecer com seu filho ainda tão pequeno, mas ele vai aprender a rolar, engatinhar e sentar sozinho. Pesquisas indicam que crianças que passam mais tempo de barriga para baixo podem rolar, engatinhar e sentar mais cedo que as que não realizam essa atividade.  

 

5. Reduza a pressão da cabeça

Ficar de bruços tem papel importante no formato da cabeça de seu filho. Crianças que passam muito tempo de costas podem ficar com a parte posterior da cabeça achatada. Quanto mais tempo ele passar de barriga para baixo, menor será a pressão na parte posterior do crânio, que nessa fase ainda é mole.

 

6. Fique por perto

Nunca deixe seu filho sozinho enquanto ele estiver de barriga para baixo. Ele pode cobrir a boca ou o nariz acidentalmente e isso pode colocá-lo em risco de sufocamento.

 

7. Ofereça apoio

A criança recém-nascida tem muito pouco controle da cabeça e pode precisar de um pouco de ajuda para desenvolver essa habilidade. Coloque um cobertor enrolado ou outro tipo de apoio debaixo do peito e das axilas de seu filho para ajudá-lo a levantar o tronco. Quando ele estiver mais velho e mais forte, além de mais confortável na posição, coloque um cobertor no chão e posicione a criança de barriga para baixo com os braços para a frente. Alternativamente, você pode colocá-la sobre seu peito e reclinar sobre um sofá ou algumas almofadas.

Essa é uma ótima maneira de você se conectar com seu filho e, ao mesmo tempo, realizar o exercício! 

Do you find this article helpful?
  • Insuficiente
  • Suficiente
  • Comum
  • Boa
  • Muito bom

Become a My first 1000 Days Club Member

Motherhood comes with countless question. We are here to help you find answers and make every one of your baby's first 1000 days count.

Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.