CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar eLearn Article
X

Os 3 problemas gastrointestinais mais comuns

Devido os lactentes nascerem com o sistema digestivo ainda imaturo, podem apresentar episódios de cólica, constipação ou regurgitação durante os primeiros meses de vida. Veja a seguir como identificar os sinais desses problemas e o que você pode fazer para ajudar

 

Cólica

Constipação

Regurgitação

O que é?

Frequentemente a cólica é descrita com episódios de irritabilidade, incômodo e/ou choro excessivo em lactentes saudáveis. Particularmente, o choro exessivo dura, pelo menos, 3 horas por dia e 3 dias por semana. A cólica começa nos primeiros 4 meses de vida e, sendo que o pico é por volta da 6ª semana. A ciência ainda não confirma com exatidão  o que causa a cólica, sabe apenas que, geralmente, o episódios começam e terminam sem razão aparente.

Atraso ou dificuldade para defecar, podendo  causar muito incômodo para a criança.

Quando o conteúdo do estômago da criança sai pela boca, no momento do  arroto, ou não. Embora a regurgitação possa acontecer em qualquer idade, a maior incidência se dá durante os primeiros 4 meses de vida.

Quais são os sinais?

Choro incessante e inconsolável, principalmente no final da tarde e início da noite.

Poucas trocas de fralda com fezes, ás vezes nenhuma.

 

Geralmente a regurgitação acontece logo após a alimentação. Algumas crianças apresentam sinais de desconforto, enquanto outras regurgitam com um sorriso no rosto.

Como fica a amamentação?

Se você achar que alguma coisa na sua dieta pode estar fazendo seu filho ter reações, provocando choro excessivo, por exemplo, converse com o seu médico.

Crianças amamentadas têm menos episódios de constipação, porque tendem a apresentar fezes mais moles. Então não se deve mudar em nada a sua rotina de amamentação e dieta, sem antes a consultar um médico.

Mas se você achar que alguma coisa na sua dieta pode estar fazendo seu filho ter reações, como constipação, por exemplo, converse com o seu médico.

O médico deve ser consultado, para avaliar como deve ser feita a alimentação do lactente. Geralmente irão orientar as Lactantes, sobre sua postura e técnicas de amamentação.

O que eu posso fazer?

Preste atenção aos sinais que seu filho passa. O choro, nessas situações pode não ser indicio que que está com fome, e sim que está com cólica. Aumentar o volume de alimento no estômago em demasia pode causar ainda mais desconforto gastrointestinal e fazer com chore aumente. Tente usar técnicas tranquilizantes e de relaxamento, como embalá-lo, massageá-lo ou dar um banho morno.

Seu médico poderá orientar os tratamento e técnicas de cuidado com os lactentes, que podem ajudar a diminuir os episódios de constipação e consequentemente aumentar a quantidade de fraldas sujas. Verifique com seu médico.

Tente fazer a criança arrotar com mais frequência e em posições diferentes. Coloque-o sobre seu ombro ou sente-o no colo para deixar a gravidade ajudar a permanência do alimento na cavidade gástrica. Depois da mamada, certifique-se de que nada esteja pressionando o estômago dele, como roupas apertadas, travesseiros ou outros aparatos. Evite prendê-lo no bebê-conforto, na cadeira de balanço, ou qualquer outro desses artigos, logo depois de alimentá-lo. Converse com seu profissional de saúde se você estiver preocupada com a frequência de regurgitação de seu filho.

Até que ponto isso é comum?

Cólica, constipação e regurgitação são problemas gastrointestinais comuns que acometem cerca de 50% das crianças no mundo todo.

Onde eu posso buscar ajuda?

Peça a ajuda de seu profissional de saúde e leia o checklist para minimizar problemas gastrointestinais.

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Departamento de Nutrologia, 3ª ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP; 2012. 148

Do you find this article helpful?
  • Insuficiente
  • Suficiente
  • Comum
  • Boa
  • Muito bom

Become a My first 1000 Days Club Member

Motherhood comes with countless question. We are here to help you find answers and make every one of your baby's first 1000 days count.

Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.