CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar eLearn Article
X

Por que o recém-nascido ou lactente chora

Reconhecer os sinais e as potenciais soluções para distúrbios gastrointestinais comuns

Você sabia?

Cerca de 25% das crianças saudáveis podem chorar inconsolavelmente durante as primeiras semanas de vida. Frequentemente esse choro é atribuído a “cólica”.

Se seu filho é saudável, mas chora excessivamente por mais de 3 horas por dia, 3 ou mais dias por semana, pode ser que tenha cólica.

A maior parte dos pais observa os sintomas da cólica quando a criança tem entre 2 e 4 semanas, com um pico, em cerca de 6 semanas. Geralmente descrevem o sintoma da cólica com o choro excessivo da criança saudável. A cólica é especialmente difícil para a rotina da casa do lactente, os pais e os cuidadores se sentem incapazes de ajudar a criança a parar de chorar. Além disso, a cólica gerar os sentimentos de ansiedade, frustração e exaustão. A boa notícia é que os episódios de cólica tendem a diminuir à medida que as crianças vão crescendo.

 

As causas da cólica

Considerando que crianças maiores não apresentam cólica, ela pode ser relacionada à imaturidade do sistema digestivo do lactente. Conforme a criança cresce, o intestino dela amadurece naturalmente, e as cólicas diminuem. Mas ainda não se sabe, exatamente, o que causa a cólica.

Além da imaturidade do organismo da criança, alguns especialistas sugerem que o choro excessivo característico da cólica está relacionado à quantidade e aos tipos de bactérias favoráveis no intestino das crianças, ou seja, como é formada a flora intestinal.

Na verdade, diversos estudos demonstraram que lactentes que apresentam uma flora intestinal saudável, apresentaram redução do tempo de choro .

Se você achar que seu filho tem cólica, busque a orientação de seu profissional de saúde. Última atualização: abril de 2017.

 

Referência

American Academy of Pediatrics. Back to sleep, tummy to play. 2011. Disponível em: https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/sleep/Pages/back-to-sleep-tummy-to-play.aspx

Benninga MA, Nurko S, Faure C et al. Childhood functional gastrointestinal disorders: Neonate/toddler. Gastroenterology 2016; 150:1443-55.

Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em: https://www.cdc.gov/sids/data.htm

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Departamento de Nutrologia, 3ª ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP; 2012. 148 p.

 

Do you find this article helpful?
  • Insuficiente
  • Suficiente
  • Comum
  • Boa
  • Muito bom

Become a My first 1000 Days Club Member

Motherhood comes with countless question. We are here to help you find answers and make every one of your baby's first 1000 days count.

Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.