CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar MPI List
X
emocoes da nova mae

Emoções da nova mãe a observar e como lidar com elas

Ter um bebê e se tornar uma mãe de primeira viagem é uma enorme montanha-russa emocional. Aqui estão 10 emoções após dar à luz que você pode sentir. Você não está sozinha - estas emoções da nova mãe são todas totalmente naturais e incrivelmente comuns. 

Voltar
  • Você está se sentindo solitária  

Conversar com outras mães pode ser reconfortante e pode ajudar a aliviar qualquer isolamento e solidão da nova mãe. Você também pode participar de alguns grupos locais de mães e bebês em redes sociais. E não se esqueça dos seus antigos amigos - eles ainda podem te apoiar. Ao invés de ficar o tempo todo dentro de casa (tudo bem se você se sentir entediada também, por sinal), encontre uma amiga para tomar um café ou para dar uma volta no parque. Se você for uma mãe sozinha, procure coisas para fazer com o bebê que gerem algo de volta para você, leia a nossa lista de verificação aqui

  • Você está se sentindo estressada 

Se você está lutando para manter todos os trabalhos domésticos em dia, ou se você não saiu para passear com o cachorro por dias seguidos, não seja tímida. Peça aos seus amigos e parentes para que ajudem você com os afazeres domésticos. Eles vão ficar satisfeitos em poder ajudar com o seu estresse de nova mãe e você conseguirá diminuir a sua lista de tarefas. 

  • Você está se sentindo sobrecarregada  

Dê tempo a você mesma se você está se sentindo sobrecarregada como mãe. Você acabou de se tornar uma mãe de primeira viagem e essa é uma enorme mudança em sua vida. As necessidades constantes de um bebê recém-nascido são um grande choque, portanto, você vai precisar de um período de adaptação para esta grande mudança.  Seja gentil com você mesma. 

  • Você está se sentindo exausta 

Sim, não há problema algum em dizer que você dorme quando o seu recém-nascido dorme. Mas existem outras coisas que você pode fazer para ajudar os seus níveis de energia e a sua exaustão de nova mãe. Não se esqueça de comer - coma algo simples e nutritivo.    

  • Você está se sentindo culpada 

É totalmente normal não se sentir feliz 24 horas por dia, 7 dias por semana no seu papel de nova mãe. Você sentirá uma enorme gama de emoções, incluindo emoções negativas, como a culpa de ser mãe. Aceite estes sentimentos - abrace-os e converse sobre eles. E nunca compare as suas competências como mãe com outras novas mães. Você vai acabar se sentindo culpada e sentindo que você está indo mal. Você não está! Confie em você mesma e na sua intuição - você sabe o que é melhor para o seu bebê. Para dicas sobre como se livrar da culpa de ser mãe, leia a nossa lista de verificação.

  • Você está se sentindo perdida 

Você é uma mulher, uma amiga, uma parceira - mas agora você precisa adicionar “mãe” nessa lista. A crise de identidade da nova mãe é muito comum, mas lembre-se de que você não é egoísta se, às vezes, você precisar colocar as suas necessidades de cuidados pessoais acima do seu bebê. Reserve algum tempo para você mesma para limpar a cabeça. Faça um pouco de exercício físico, tome um banho ou encontre alguns amigos para uma conversa. Você vai se sentir renovada e mais forte. 

  • Você está se sentindo triste 

Durante a primeira semana após o parto, muitas mulheres ficam com a chamada “tristeza pós-parto”. Você pode se sentir chorosa e emocional, ansiosa ou irritada. Isso se deve às alterações químicas e hormonais que ocorrem no seu corpo após o parto (e a falta de sono certamente não ajuda também). Todos estes sintomas de mãe triste são normais e devem aliviar conforme os seus hormônios se ajustam. Não sofra em silêncio. Converse com o seu parceiro, com amigos, e com a família. E, se você estiver preocupada, converse com o seu profissional de saúde. 

  • Você está se sentindo confusa. 

Amigos, família - e até mesmo estranhos na rua - vão tentar oferecer conselhos indesejados sobre bebês. Sim, todo mundo tem uma opinião e eles estão desesperados para que você saiba disso. Não admita que você esteja confusa e se sentindo insegura com as suas próprias decisões. O conselho das pessoas tem boa intenção, portanto, escute-os. Mas sinta-se livre para ignorá-los também. Se você precisar de uma resposta para perguntas indesejadas sobre amamentação, leia as nossas respostas rápidas aqui. É melhor confiar nos especialistas de bebês, portanto, acompanhe com o seu profissional de saúde se você estiver insegura sobre algo. 

  • Você está se sentindo um fracasso 

Vamos enfrentar a realidade: ninguém pode se preparar para a realidade de se tornar mãe. Mas isso não nos impede de fazer planos durante a gravidez e imaginar esta vida perfeita em família. Agora que os seus planos bem-definidos estão fora da janela, você pode sentir que perdeu o controle, ou até mesmo que foi enganada ou como se você estivesse fracassando como mãe. É difícil ser mãe. E você não pode se planejar para isso. Portanto, tente acompanhar o fluxo normal.   

  • Você está se sentindo feliz  

E você deveria! É verdade: esse amor incondicional que você sente pelo seu bebê recém-nascido é incrível. Abrace sua nova realidade sendo uma feliz nova mãe. Tornar-se mãe é uma coisa maravilhosa, portanto, desfrute de cada momento louco, duro e cansativo dessa experiência! 

 

Fontes:

https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/feeling-depressed-after-birth/ (Acessado em julho de 2020) 

Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.